Hospital de Catolé lança projeto que trabalha a questão da saúde mental também com servidores

publicado: 17/06/2024 14h24, última modificação: 17/06/2024 14h24
bfbb2661-2a3c-4055-b866-d5e15015c8c2.jfif
No lançamento do projeto foi realizada dinâmicas com os colaboradores.jfif
Durante os enconros foram realizadas dinâmicas com os funcionários.jfif
A proposta do projeto foi apresentada aos funcionários em vários encontros.jfif

Cuidar de quem cuida. Foi partindo deste princípio, que o setor de Psicologia do Hospital Regional de Catolé do Rocha Dr. Américo Maia de Vasconcelos iniciou, agora em junho, o projeto ‘Cuidando da saúde mental’. Voltado para os servidores da unidade, o objetivo é acolher e ajudar profissionais do hospital que precisem de apoio psicológico, trabalhando tanto a humanização no cuidado com os pacientes, quanto no autocuidado quando eles não se reconhecerem bem psicologicamente. O serviço funcionará por demanda e a participação será espontânea. O trabalho com pacientes já é desenvolvido com visitas diárias nas enfermarias e outras ações que são desenvolvidas pela equipe de Psicologia.

O lançamento do projeto aconteceu essa semana, com a participação da equipe de enfermagem, num momento de conversas em grupo, descontração, dinâmicas, e esclarecimentos sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Outros momentos similares serão realizados nos demais setores da unidade.

A psicóloga Amandda Maia, que junto com sua colega, Andrea Freitas, idealizaram o projeto, explica a importância da iniciativa. “O autocuidado é uma questão importante, principalmente, para quem atua num ambiente de trabalho que exige de todos nós uma dedicação diferenciada que é o cuidar do outro e, neste processo, muitas vezes a gente esquece de si próprio. Daí surgiu a ideia de criar esse espaço acolhedor para quem cuida também possa ser cuidado, porque eles estando bem, vão trabalhar melhor ainda com os pacientes”, afirma ela.

Segundo Amandda, estudos mostram que o profissional com transtornos psíquicos acarreta baixo desempenho no ambiente de trabalho. “Há uma relação condicional entre saúde e produtividade. Alguns exemplos que podem desencadear uma série de transtornos mentais são agenda sobrecarregada, cobranças exageradas, conflitos constantes e falta de comunicação, somando a outros fatores, como problemas familiares, preocupações aumentadas e a baixa expectativa relacionada ao próprio trabalho. O profissional fica muito mais susceptível a desenvolver transtornos, daí a importância dele também se cuidar”, afirma a psicóloga.

Com o projeto, qualquer servidor que identifique a necessidade de conversar, desabafar, buscar ajuda, pode procurar, de forma espontânea, o setor de psicologia que será acolhido. “O apoio psicológico estará disponível no próprio local de trabalho, basta que o servidor nos procure e manifeste o desejo de partilhar com a gente o que achar oportuno”, reitera a psicóloga, lembrando que a conduta a ser adotada variará de caso a caso.