Notícias

Complexo Pediátrico Arlinda Marques promove a Semana da Fonoaudiologia

publicado: 09/12/2021 15h07, última modificação: 09/12/2021 15h07
Semana de Fono

O dia do fonoaudiólogo é comemorado nesta quinta-feira (09), quando completa 40 anos de fonoaudiologia no Brasil. Para comemorar as duas datas, o Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM), está promovendo a “Semana da Fonoaudiologia”, no período de 06 a 10 de dezembro, com palestras sobre temas diversos para os profissionais da unidade, pais e responsáveis das crianças e adolescentes que são atendidos no Arlinda.

 

Durante toda a semana estão sendo abordados temas sobre desenvolvimento infantil, a exemplo da moticidade orofacial, que desenvolve as habilidades de sucção, mastigação, deglutição e fala; hábitos deletérios, que alteram o desenvolvimento das estruturas faciais como uso da chupeta, chupar dedo, roer unhas e disfagia que é a dificuldade em deglutir, causando engasgos e bronco aspiração, a maior demanda no hospital.

 

“A fonoaudiologia é uma profissão que atua desde o recém-nascido ao idoso, em diversas áreas. Promove a audição, voz, linguagem, fala e alimentação seguras e adequadas. No Arlinda, atuamos no âmbito hospitalar e ambulatorial, com a maior demanda em disfagia, área que atua nas alterações de deglutição”, informou a coordenadora do setor de Fonoaudiologia do Arlinda, Cecília Cavalcanti. 

 

Durante a semana, ainda estão sendo abordados temas como audiologia, a ciência que estuda e atua na audição humana. “Na infância, as otites de repetição que podem ser causadas pelo mau posicionamento na alimentação, pode acarretar uma perda auditiva conduto a na infância, dificultando a aquisição de linguagem e fala”, disse a fonoaudióloga.

 

 

O tema de voz também foi abordado, dando exemplo de bons e maus hábitos sobre o uso da voz, uma vez que o uso de forma errônea de telas na primeira infância acarretam em atrasos de linguagem e fala.