Notícias

Colaboradores do Hospital de Trauma de Campina Grande participam de capacitação

publicado: 06/08/2019 11h10, última modificação: 06/08/2019 11h10

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, foi um dos 20 hospitais selecionados em todo o país para participar do projeto ‘Lean nas Emergências’, do Ministério da Saúde.

Os colaboradores do Trauma-CG irão participar de um treinamento específico nesta quarta (7) e quinta-feira (8) no auditório da Unidade de Saúde a ser ministrado pelos consultores especializados do Hospital Sírio-Libanês.

A adoção de novas ferramentas de gestão tem como objetivo melhorar o fluxo dos pacientes, diminuindo ainda mais o tempo de permanência na Unidade de Saúde e agilizando a definição da conduta médica. 

Para a diretora geral do Trauma de Campina Grande, Dra. Ingrid Ramalho, o Lean nos Hospitais, que significa "hospitais enxutos", vem em um momento propício para a saúde da Paraíba que está vivenciando um fortalecimento cada vez mais crescente e uma padronização dos cuidados nos hospitais do estado.

“O Lean capacitará os profissionais para que processos internos possam ser otimizados dando celeridade ao atendimento do paciente e focando na qualidade do cuidado. Estamos entusiasmados, sobretudo, porque vivenciamos uma crise mundial na saúde, devido à superlotação nos hospitais e o Projeto vem para nos auxiliar a vencer alguns obstáculos dessa sobrecarga, otimizando desde materiais de consumo até o redimensionando de profissionais” declarou.

O Lean nas Emergências faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. Implementado por meio do Hospital Sírio-Libanês, o projeto tem como foco a redução da superlotação de hospitais de urgência e emergência públicos e filantrópicos.

Atualmente o Hospital de Trauma-CG disponibiliza 292 leitos, 340 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas.  O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico.

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes de Campina Grande é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba, além de alguns municípios do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Por dia em média 250 pacientes são atendidos.