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Clementino Fraga implanta Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar

publicado: 29/03/2023 11h56, última modificação: 29/03/2023 11h56
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Na tarde desta terça-feira (28), o Complexo Hospitalar Clementino Fraga inaugurou o novo Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (NAQH), que é regulamentado pela PORTARIA Nº 2395, de 11 de outubro de 2011, e a portaria nº3390, de 30 de dezembro de 2013. O setor tem como objetivo principal melhorar cada vez mais o serviço de atendimento e cuidado com o paciente na instituição hospitalar.

Outros nortes do NAQH são: Analisar os processos de adoecimento, hospitalização e morte nas instituições de saúde; Desenvolver habilidades humanizadas em relação a cuidados destinados aos usuários e/ou pacientes em ambiente terapêutico adequado e acolhedor; Otimizar o atendimento, reduzir o tempo de ocupação do leito gerando uma assistência de qualidade muito mais eficiente.

A ação é uma iniciativa do Núcleo de Gestões Estratégicas e Direções do Clementino Fraga. De acordo com o diretor-geral do Clementino Fraga, Gilberto Teodozio, a finalidade desta implantação é “melhorar a assistência aos usuários durante o atendimento. O Complexo Hospitalar Clementino Fraga está implantando o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), obedecendo a critérios do Ministério da Saúde para promover a gestão participativa, otimizar os atendimentos e gestão de leitos”, explica.

Dentre as competências do NAQH estão: Promover assistência aos usuários durante o atendimento, obedecendo aos critérios do Ministério da Saúde; Avaliar os planos de ações elaboradas pelo hospital de forma sistemática; Implementar a gestão participativa e evitar a superlotação; Identificar problemas com o cuidado, promovendo uma melhor interação do complexo hospitalar como referência em doenças infectocontagiosas e Acompanhar os indicadores de qualidade de acesso e assistência.

A equipe é formada pela enfermeira e coordenadora de gestão da Qualidade - Claudiene Rodrigues Ramalho de M. Gomes; a enfermeira de gestão da Qualidade, Rafaela Guilherme do Nascimento; e os analistas de Gestão de Qualidade, Erick de Morais Leça e   José Diógenes Bezerra.