Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador promove qualificações para a atenção integral à saúde dos trabalhadores em todo estado

publicado: 21/06/2023 14h34, última modificação: 21/06/2023 14h34
Cerest 1
Cerest 2
Cerest 3

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest-PB), com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador, promoveu uma série de cursos de qualificação de notificações e agravos e doenças relacionadas à saúde do trabalhador nas 16 regiões de saúde de todo o estado, entre os meses de abril a junho. Os treinamentos foram realizados, como forma de prevenção e vigilância, para profissionais que compõe a saúde do trabalhador dos 221 municípios da Paraíba que já formalizaram, via secretarias municipais de Saúde, os núcleos de referência em saúde dos trabalhadores vinculados às Vigilâncias em Saúde das Secretarias municipais de Saúde.

De acordo com a diretora-geral do Cerest-PB, Celeida Maria Barros, o objetivo das qualificações é fomentar o reconhecimento e notificação dos agravos e doenças relacionados à saúde do trabalhador promovendo a habilitação profissional na promoção da atenção integral à saúde dos trabalhadores na rede de atenção à saúde dos municípios.

"A realização do curso por região de saúde permite que a capacitação seja mais abrangente e efetiva, considerando as particularidades e demandas de cada região. Essa iniciativa teve como objetivo capacitar os profissionais da saúde e dos serviços de vigilância em saúde do trabalhador em todo o estado, para que possamos identificar e notificar corretamente os agravos e doenças relacionados ao trabalho", explicou.

Essas ações foram fundamentais para a promoção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho e para a garantia dos direitos dos trabalhadores à proteção contra os riscos ocupacionais. Além disso, contribuiu para a disseminação da cultura de vigilância em saúde do trabalhador em todo o estado, promovendo a conscientização sobre a importância da notificação dos agravos, doenças relacionadas ao trabalho e adoção de medidas preventivas e corretivas para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores.

O Cerest-PB tem desempenhado seu papel na promoção de qualificação da notificação dos agravos e doenças relacionadas à saúde do trabalhador nas regiões de saúde da Paraíba. A notificação dos agravos e doenças relacionadas à saúde do trabalhador é uma ferramenta fundamental para o monitoramento e controle da saúde ocupacional. A partir dela, é possível identificar os principais riscos aos quais os trabalhadores estão expostos e adotar medidas preventivas e corretivas para minimizar os efeitos danosos desses riscos á saúde.

Os municípios que participaram da qualificação sobre "Notificação dos Agravos e Doenças relacionadas à Saúde do Trabalhador" construíram um plano de ação voltado a saúde do trabalhador a serem implementadas nos municípios e, sobretudo, promover a qualificação no preenchimento das fichas de notificação dos agravos e doenças relacionadas ao trabalho. Os cursos ofertados foram concluídos em todas as regiões de saúde da I Macro e foram realizados nas cidades sede da Gerência Regional de Saúde - GRS (João Pessoa, Guarabira), II Macrorregião de Saúde (Campina Grande e Monteiro), III Macrorregião de Saúde (Cajazeiras e Monteiro) e nas regiões de Saúde da III Macrorregião (8ª, 10ª e 13ª) no município de Sousa-PB.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba, vinculado à Gerência Executiva de Vigilância em Saúde do Estado da  Paraíba, e o trabalhador dispõe de unidades em João Pessoa, Campina Grande e Sousa. O Cerest-PB tem o objetivo de promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como ações de vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio de prevenção e vigilância.