Notícias

Campanha de vacinação contra raiva animal começa neste sábado em todo Estado

publicado: 23/09/2022 10h11, última modificação: 23/09/2022 10h11

A Paraíba realiza, neste sábado (24), a abertura e Dia D da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, que faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), e se estende até o dia 30 de outubro. Em todo o estado, serão disponibilizados postos de vacinação para cães e gatos. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Este ano, a expectativa é imunizar 761.830 animais com idade a partir dos 3 meses no estado, sendo 560.127 cães e 201.703 gatos.

 

A raiva é transmitida de animais para humanos por meio de mordidas, arranhões e saliva infectados que entram em contato com a pele lesionada ou mucosas. O vírus acomete o sistema nervoso central e evolui rapidamente, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos. O chefe do Núcleo de Zoonoses da SES, o médico veterinário Francisco de Assis Azevedo, destaca que a Paraíba não registra casos de raiva humana transmitida por cães e gatos há 23 anos.

 

“Os últimos casos de raiva humana na Paraíba, onde o animal agressor foi o cão, aconteceram em 1999 nos municípios de Queimadas e João Pessoa. A vacina não tem contraindicação, oferece uma excelente resposta imunológica e ação duradoura, mas é importante aplicá-la anualmente para que a proteção do animal, e consequentemente da população, seja efetiva”, observa. A SES já distribuiu para as Gerências Regionais de Saúde as vacinas e os demais insumos necessários, como seringas e agulhas descartáveis.

 

De acordo com Assis, este ano o Dia D conta com mais de 800 postos de vacinação nos 223 municípios do estado. “São aproximadamente 6 mil profissionais de saúde que estarão à disposição das 8h às 17h neste sábado, mas a campanha segue até o dia 30 de outubro e a população pode procurar o município de residência para vacinar o seu cão, ou o seu gato", detalha. Somente em João Pessoa, 140 postos estarão funcionando e a expectativa é aplicar mais de 73 mil doses na capital do estado.

 

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por vírus. No ciclo urbano os principais elementos responsáveis pela transmissão do agravo são os cães e gatos. A única forma de prevenir a raiva é através da vacinação, que não tem contraindicação. Caso não seja feita a devida prevenção, a doença acomete o sistema nervoso central e evolui rapidamente, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, tanto para os homens quanto para os animais.