Notícias

Alunos do curso de odontologia que integram projeto de laserterapia do Hospital do Bem criam folheto educativo para orientar pacientes

publicado: 25/09/2024 14h08, última modificação: 25/09/2024 14h08
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Os alunos que participam do projeto e elaboraram o livreto explicaram o conteúdo aos pacientes do Hospital do Bem.jfif
O agricultor José Leonardo gostou do conteúdo do livreto e elogiou iniciativa.jfif
O projeto desenvolvido no Hospital do Bem possibilita sessões de laserterapia para os pacientes.jfif

Os alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que acompanham pacientes em tratamento no Hospital do Bem, em Patos, desenvolveram um livreto informativo sobre saúde bucal que aborda as principais manifestações orais decorrentes do tratamento contra o câncer. Esse livreto foi apresentado na semana passada para os pacientes que estão fazendo quimioterapia na unidade oncológica do sertão e também internos.

O professor Dr. João Nilton Lopes de Sousa, orientador do trabalho no Hospital do Bem, explica que o principal objetivo do livreto é fornecer informações claras e práticas sobre como identificar e manejar as alterações na cavidade oral que frequentemente acompanham o tratamento oncológico, tais como, mucosite, xerostomia, infecções fúngicas e disgeusia. “E também uma forma de orientar acerca dos cuidados preventivos, como a escovação adequada, o uso do fio dental e a limpeza da língua, como medidas essenciais para evitar problemas mais rotineiros, como a cárie, a doença periodontal e a formação de língua saburrosa, bem como orientar acerca da necessidade de monitorar constantemente a saúde bucal e de buscar orientação odontológica especializada sempre que surgirem dúvidas ou complicações”, destacou.

A ação faz parte do projeto de extensão “Odontologia oncológica: Cuidando da saúde bucal durante o tratamento do câncer”, vinculado à pró-reitoria da UFCG, desenvolvido em parceria com o Hospital do Bem que consiste no acompanhamento semanal dos pacientes em tratamento quimioterápico da unidade, durante a realização dos ciclos da quimioterapia. “Quando os pacientes desenvolvem alguma complicação oral neste processo, intervimos com a laserterapia melhorando a qualidade de vida deles e prevenindo complicações que possam dificultar sua alimentação e, consequentemente, prejudicar o tratamento quimioterápico que é tão importante”, explica o professor e coordenador do projeto, João Nilton Lopes de Sousa.

O agricultor e paciente José Leonardo Sousa, de 57 anos, da cidade de Bonito de Santa Fé, que faz tratamento contra um câncer de esôfago na unidade há dois meses, foi um dos que recebeu a visita dos autores da cartilha e aprovou o material. “Gostei muito das explicações, tem dicas valiosas e coisas que eu nem imaginava. Tudo o que vier para ajudar a gente que se trata desta doença é muito bom”, disse.

Os alunos responsáveis pela elaboração do conteúdo do livreto são: Advanio Pereira dos Santos, Heloisa Gonçalves de Carvalho, Katia Mayane Balduino de Sena, Maria Eduarda dos Santos Periquito, Maria Luisa Lima Abreu e Mirelle Fukushima.