Notícias

‘Setembro Verde’: Saúde lembra Dia Nacional da Doação de Órgãos

publicado: 28/09/2020 11h03, última modificação: 28/09/2020 11h03

Visando sensibilizar a população sobre a importância da Doação de Órgãos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da Central de Transplantes de Paraíba (CET-PB), lembra o Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro.

“A doação de órgãos é um gesto fraterno, de amor ao próximo, que só é possível, por lei, com a autorização da família. Objetivamente, os que podem realizar doação de órgãos sólidos encontram-se numa situação de morte encefálica, constatada por equipe médica habilitada pelo Ministério da Saúde. Na Paraíba, a família é entrevistada pela equipe da CET-PB, que poderá autorizar ou não a doação dos órgãos”, declarou o diretor da Central de Transplante da Paraíba, Luiz Gustavo Barros.

Em julho deste ano, em meio à pandemia do coronavírus, o comerciante Inaldo Claudino, de 62 anos de idade, teve uma nova chance para viver. Diagnosticado com cirrose em setembro do ano passado, ele recebeu um transplante de fígado.

“Há três meses, eu realmente mudei de vida. Antes me sentia mal, tinha dificuldades para respirar, não conseguia nem andar direito, com muito cansaço nas pernas. O transplante transformou esta realidade completamente e estou me recuperando muito bem”, comemorou Inaldo.

A esposa dele, Dalva, acompanhou toda a luta de perto. “Nós não conhecemos a família que autorizou a doação do fígado para o Inaldo, mas somos extremamente gratos por este gesto de amor e solidariedade”, disse.

O policial militar aposentado Francisco Marcos, aos 51 anos, também mudou de vida. Em janeiro deste ano, ele recebeu um transplante de rim.

“Antes, eu precisava fazer hemodiálise três vezes por semana. Sempre gostei de esportes, de correr, de pedalar, e já não estava conseguindo realizar minhas atividades. Depois do transplante, minha rotina melhorou demais. Não tenho palavras para agradecer”, celebra.

Dados – A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi contemplada, nesta quinta-feira (24), com o prêmio anual ‘Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil’, do Ministério da Saúde. A Rede de Transplantes de Órgãos e Tecidos do Estado vem desenvolvendo estratégias inovadoras que resultaram no aumento em mais de 400% o número de transplantes de órgãos sólidos no ano de 2019, além do retorno, após uma década de ausência, do transplante de coração.

Este ano, foram 23 pacientes transplantados na Paraíba e 21 órgãos encaminhados para outros estados, provenientes de pacientes doadores com morte encefálica. Em 2019, foram realizadas 22 captações em doadores de múltiplos órgãos e 66 transplantes de órgãos, incluindo medula. Com as doações, 45 pacientes deixaram a fila de transplantes na Paraíba e mais 19 em outros estados.

A média de doações de janeiro a agosto do ano passado foi de 0,8 órgãos por mês. Já em 2020, embora os meses de março, abril e maio não tenha entrado para a estatística em virtude da pandemia da Covid-19, a Paraíba atingiu a média de 3 órgãos por mês no mesmo período.

Setembro Verde – É uma campanha nacional que tem como objetivo reforçar a importância da doação e do transplante de órgãos.  Este ano, na CET-PB, o lema é  “Quando família diz sim, a vida continua”.