Notícias
Governo apresenta novo programa Saúde Renal Paraíba, com cuidados voltados às pessoas com Doença Renal Crônica
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentou, nesta segunda-feira (2), o programa Saúde Renal da Paraíba. A nova iniciativa tem como objetivo estruturar e fortalecer a linha de cuidado para pessoas com Doença Renal Crônica, garantindo um acompanhamento integral e contínuo. O evento, que aconteceu no auditório do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, contou com a participação de profissionais de saúde, gestores, gerentes da Atenção Primária e técnicos da regulação estadual.
De acordo com a gerente executiva de Regulação e Avaliação da Assistência da SES, Lidiane Nascimento, o programa abrange tanto pacientes clínicos não dialíticos quanto aqueles que necessitam de Terapia Renal Substitutiva, em conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
“Os pacientes que tiverem alterações na função renal, terão consulta especializada com nefrologistas no ambulatório pré-dialítico. Esse ambulatório é uma unidade de saúde essencial para o acompanhamento e prevenção de complicações em pacientes com doença renal crônica (DRC). O serviço vai fornecer cuidados médicos especializados antes que o paciente precise iniciar o tratamento de diálise, ajudando a retardar a progressão da doença renal e, muitas vezes, a evitar a necessidade de diálise, que é um tratamento complexo e oneroso. Este novo programa assegura o compromisso do Estado em ampliar o acesso a cuidados especializados e qualificados para a população”, explicou.
A médica nefrologista, Juliana Borborema, ressaltou que o novo protocolo estabelece um fluxo assistencial estruturado, beneficiando tanto os portadores de Doença Renal Crônica quanto aqueles que enfrentam lesão renal aguda de forma eventual. "Essa iniciativa visa assegurar um acompanhamento contínuo e direcionado para cada caso, otimizando o acesso aos serviços e fortalecendo a linha de cuidado", reforçou.
Com a implementação do programa, os pacientes renais terão mais qualidade na assistência, sendo ofertado atendimento especializado voltado à prevenção, diagnóstico e tratamento adequado, de acordo com a complexidade de cada caso.