Orçamento Democrático Estadual empossa conselheiros da região de Catolé do Rocha

publicado: 15/01/2024 14h41, última modificação: 15/01/2024 14h41

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) empossou, na última semana na cidade de Catolé do Rocha, sede da 8ª Região Geoadministrativa, os conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual, eleitos no último processo eleitoral para o mandato de dois anos. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Geraldo Vandré e a região elegeu 13 conselheiros regionais.

O secretário executivo do ODE, Júnior Caroé, agradeceu a cada conselheiro eleito e falou sobre a importância da participação popular nas tomadas de decisões do governo. “Estamos muito gratos pela conclusão de mais uma turma empossada de conselheiros aqui da região de Catolé do Rocha, que sempre é muito participativa e engajada. O Governo do Estado só tem a agradecer a cada um que se coloca voluntariamente para construir uma Paraíba cada vez melhor para toda a sua população. Os conselheiros desenvolvem um papel de fundamental importância, sendo a voz do povo na formação das políticas públicas estaduais”, disse Júnior Caroé.

O conselheiro empossado, Aldeci Pereira, da cidade de Bom Sucesso, falou sobre a expectativa para o mandato. “Estou chegando agora como conselheiro do ODE e estou aqui para aprender. Ao conhecer o Orçamento Democrático me deu vontade de fazer parte desse instrumento, pois é algo em que eu gosto de desenvolver que é o trabalho comunitário. Irei colaborar com o desenvolvimento da Paraíba e da nossa comunidade. Estou pronto para servir”, disse o conselheiro.

Outra conselheira empossada da cidade de São Bento, Marli Araújo, falou sobre o que espera do mandato. “Que eu possa estar conversando com a população e juntos possamos dialogar sobre os projetos da região em prol do bem comum de todos, do povo para o povo”, disse Marli.

O processo eleitoral do Conselho Regional do Orçamento Democrático Estadual elegeu 453 novos conselheiros, das 14 regiões, representantes de 192 municípios e aconteceu durante o período das audiências públicas regionais do ODE, envolvendo a participação de candidatos dos 223 municípios paraibanos.

O mandato será de 02 (dois) anos, voluntário, não remunerado, sem qualquer vinculação funcional junto ao Governo da Paraíba. O conselho do Orçamento Democrático é responsável por acompanhar as obras, ações e serviços do governo, e ser um intermediário direto entre o governo e a sociedade civil.