Orçamento Democrático Estadual empossa conselheiros da região de Campina Grande

publicado: 05/12/2023 14h51, última modificação: 05/12/2023 15h12

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) empossou, na quarta-feira (29), na cidade de Campina Grande, sede da 3ª Região Geoadministativa, os conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual, eleitos no último processo eleitoral, para o mandato de dois anos. A região elegeu 61 conselheiros regionais e a cerimônia aconteceu no auditório da sede da 3ª Gerência Regional de Educação.

O secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Júnior Caroé, falou como tem sido esse momento de posse dos conselheiros nas regiões. “A região de Campina Grande é composta por 39 municípios e conseguiu eleger 61 conselheiros regionais. Em nome do Governo da Paraíba, queremos parabenizar a cada um que, a partir de agora, passa a ser representante da região para juntos construirmos e darmos continuidades às políticas públicas e obras deliberadas na região. Só podemos agradecer pela dedicação, empenho e vontade que cada conselheiro eleito tem, em ver a própria região desenvolvida e com a participação de quem tem propriedade pra dizer o que precisa”, disse Júnior Caroé.

A conselheira, Cida de Caiana, presidente da Associação de Moradores do Quilombo Caiana dos Crioulos do município de Alagoa Grande, falou o que representa esse momento. “Já fui conselheira do ODE em outro momento e sempre intermediando as reivindicações da nossa região ao governo. Estou como conselheira novamente para reivindicar as demandas da nossa região, como a construção da estrada que liga a nossa comunidade à cidade de Massaranduba e de uma escola. Estou na luta em favor do povo da nossa cidade e da nossa região”, disse Cida de Caiana.

Outro conselheiro empossado, Medeiros Júnior, da cidade de Esperança, falou sobre o que é se tornar um conselheiro do ODE a partir de agora. “Para além de uma expectativa, ser eleito conselheiro para mim é uma responsabilidade porque fomos eleitos por uma comunidade. Criamos uma expectativa de sermos atendidos dentro dos pleitos que foram elencados pela nossa região de Campina Grande. Nossa responsabilidade aumenta e caberá a nós, dentro daquilo que o orçamento do Estado permite, filtrar o que for do interesse da nossa população. Cabe a nós cobrarmos para que nossas reivindicações sejam atendidas pelo governo”, disse o conselheiro.

As cerimônias de posse dos conselheiros já foram realizadas nas regiões de Itabaiana, Cajazeiras, Sousa, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Patos, Guarabira, Mamanguape e Picuí, envolvendo a participação dos 435 novos conselheiros eleitos, que  representam 192 municípios paraibanos.

O mandato de conselheiro é de 02 (dois) anos, voluntário, não remunerado, sem qualquer vinculação funcional junto ao Governo da Paraíba. O conselho do Orçamento Democrático é responsável por acompanhar as obras, ações e serviços do governo, e ser um intermediário direto entre o governo e a sociedade civil.