Orçamento Democrático Estadual empossa conselheiros da região de Patos

publicado: 02/12/2023 15h59, última modificação: 05/12/2023 13h03

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) empossou, na terça-feira (28), na cidade de Patos, sede da 6ª Região Geoadministativa, os conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual, eleitos no último processo eleitoral, para o mandato de dois anos. A região elegeu 33 conselheiros regionais e a cerimônia de posse aconteceu na sede da Associação Comercial da cidade.

O secretário executivo do ODE, Júnior Caroé, falou da importância da posse dos conselheiros e do trabalho que se inicia com eles. “Hoje mais uma região empossa os conselheiros do Orçamento Democrático Estadual, tornando-os representantes da população da 6ª Região, nas ações e tomadas de decisões do Governo da Paraíba. A região de Patos sempre foi muito participativa e tem, a partir de agora, conselheiros responsáveis pelo diálogo e acompanhamento das ações e obras do governo na região. Quero parabenizar cada um aqui hoje empossado e desejar um excelente e produtivo mandato. Juntos, estamos construindo uma Paraíba mais justa, igualitária e democrática para toda a população paraibana”, disse Júnior Caroé ao abrir a solenidade.

O conselheiro empossado, João Monteiro, da cidade de Patos, falou o que representa para ele estar no conselho do ODE. “Esse é um momento de muita importância para todos nós. Vejo a necessidade das comunidades se unirem e, principalmente, participarem deste projeto que dá voz e vez, quebra muros e ultrapassa barreiras para conquistar os nossos direitos e anseios. Para mim, especialmente, participar do conselho hoje, eu como simples agricultor, vem da necessidade de estar dentro desse movimento para contribuir com a minha comunidade. Me sinto muito feliz junto aos demais companheiros. Tenho a certeza de que irei aprender muito e contribuir para o crescimento de todos os municípios da nossa região”, disse o conselheiro que falou representando os demais presentes.

Outra conselheira empossada, Mãe Adriana, da cidade de Patos, falou sobre a importância da diversidade na representatividade dentro do conselho do ODE. “Estou muito feliz porque o meu povo está tendo voz. Esse ´w um momento de muita alegria, aonde, de fato estamos fazendo valer e dando sentido à palavra democracia. Estou à disposição para a prestação de serviços para toda a população e todos aqueles que precisam e que a minha voz seja a voz de todos. Minha voz não estará limitada ao povo de terreiro, ao qual represento, mas de todos da região de Patos”, disse a conselheira.

A solenidade contou ainda com a presença do prefeito de Junco do Seridó, Paulo de Melo e do secretário de Articulação Política e Orçamento Participativo de Patos, Sávio Salvador.

As cerimônias de posse dos conselheiros serão realizadas em todas as regiões do Estado, envolvendo a participação dos 435 novos conselheiros eleitos, das 14 regiões geoadministrativas. Os novos conselheiros representam 192 municípios paraibanos.

O mandato de conselheiro é de 02 (dois) anos, voluntário, não remunerado, sem qualquer vinculação funcional junto ao Governo da Paraíba. O conselho do Orçamento Democrático é responsável por acompanhar as obras, ações e serviços do governo, e ser um intermediário direto entre o governo e a sociedade civil.