Orçamento Democrático Estadual empossa conselheiros da região de Monteiro

publicado: 30/11/2023 10h05, última modificação: 05/12/2023 13h14

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) empossou, na segunda-feira (27), na cidade de Monteiro, sede da 5ª Região Geoadministativa, os conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual, eleitos no último processo eleitoral, para o mandato de dois anos. A cerimônia de posse aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica José Leite de Souza. A região de Monteiro elegeu 24 conselheiros regionais.

O secretário executivo do ODE, Júnior Caroé, falou da importância da posse dos conselheiros e do trabalho que se inicia com eles. “O processo do ODE é de derrubar muros e construir pontes para o desenvolvimento. Quero agradecer a todas as pessoas que estiveram aqui presente, a toda a equipe do ODE que é responsável pela construção dessa política participativa em toda a Paraíba, o secretário de Administração de Monteiro, Zilson Romão, representando a prefeitura da cidade, o vereador Jose de Arimatéia, presidente da Câmara de Vereadores Caraúbas, assim como, todos os conselheiros, protagonistas desse ato nessa noite. A SEOD está muito feliz por tê-los juntos, dialogando sobre todas as demandas da região. Vocês agora são representantes de uma população”, disse Júnior Caroé ao iniciar a cerimônia de posse.

O conselheiro empossado, Darlan Ramos, da cidade de Gurjão, falou sobre a expectativa para o mandato. “Acredito que estamos aqui unindo forças com o Governo da Paraíba, monstrando as potencialidades do nosso Cariri. Que possamos usar este espaço para trazer, de fato, os anseios da nossa população, fortalecendo o nosso Estado e a nossa região”, disse o conselheiro.

A conselheira, Hélia Cristina, da cidade de Monteiro, falou como se sente ao se tornar uma conselheira do ODE. “Satisfação que tenho em estar aqui hoje, vivenciando esse momento. Ser conselheira, não é um trabalho fácil, mas gratificante. É preciso que a gente lute e construa uma sociedade cada vez melhor. Quero agradecer ao Governo do Estado por nos dar essa oportunidade em sermos representantes da sociedade civil nas tomadas de decisões. Estamos à disposição”, disse a conselheira.

O processo eleitoral do Conselho Regional do Orçamento Democrático Estadual elegeu 435 novos conselheiros, das 14 regiões, representantes de 192 municípios e aconteceu durante o período das audiências públicas regionais do ODE, envolvendo a participação de candidatos dos 223 municípios paraibanos.

O mandato será de 02 (dois) anos, voluntário, não remunerado, sem qualquer vinculação funcional junto ao Governo da Paraíba. O conselho do Orçamento Democrático é responsável por acompanhar as obras, ações e serviços do governo, e ser um intermediário direto entre o governo e a sociedade civil.