Orçamento Democrático Estadual empossa conselheiros da região de Mamanguape

publicado: 03/12/2023 14h30, última modificação: 05/12/2023 13h11

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) empossou, nesse sábado (2), na cidade de Mamanguape, sede da 14ª Região Geoadministativa, os conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual, eleitos no último processo eleitoral, para o mandato de dois anos. A região elegeu 34 conselheiros regionais e a cerimônia aconteceu na Escola Cidadã Técnica Integral (ECIT) João da Mata Cavacanti Soares.

A cerimônia de posse contou ainda com a presença da prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa, a deputada estadual, Danielle do Vale, além dos vereadores Neto da Saúde, de Mamanguape, e Gina, de Curral de Cima.

O secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Júnior Caroé, parabenizou todos os conselheiros eleitos e falou sobre a expectativa do mandato que se inicia. “Para nós, do Governo da Paraíba, é um momento de muita expectativa e de crescimento. Quero parabenizar cada conselheiro eleito neste pleito e dizer que juntos vamos dialogar e continuar aprimorando as políticas públicas de participação social. Sabemos da importância que tem um conselheiro do Orçamento Democrático”, disse Caroé.

A conselheira da cidade de Mamanguape, Maria das Dores, falou da expectativa para o mandato que se inicia. “A expectativa é boa. Juntas, vamos dar as mãos, que é com união que as coisas acontecem. Vamos sempre lutando para ter as coisas que precisamos e tenho fé que tudo vai dar certo. A expectativa é a melhor possível”, disse Dona Maria das Dores.

O senhor, Zé João, conselheiro eleito da cidade de Mamanguape. “Quero dizer que já fui conselheiro do ODE em outros mandatos e cheguei a conclusão de que não há outro caminho que não seja o da participação popular. A Paraíba evoluiu muito depois do Orçamento Democrático. O Governo ouvindo toda a população e atendendo as demandas de todas regiões. O nosso Hospital do Vale é um exemplo disso, a escola técnica, também, as estradas, a barragem, são exemplos de resultados das plenárias do ODE, e isso é muito importante para todos nós”, disse o conselheiro.

As cerimônias de posse dos conselheiros serão realizadas em todas as regiões do Estado, envolvendo a participação dos 435 novos conselheiros eleitos, das 14 regiões geoadministrativas. Os novos conselheiros representam 192 municípios paraibanos.

O mandato de conselheiro é de 02 (dois) anos, voluntário, não remunerado, sem qualquer vinculação funcional junto ao Governo da Paraíba. O conselho do Orçamento Democrático é responsável por acompanhar as obras, ações e serviços do governo, e ser um intermediário direto entre o governo e a sociedade civil.