Orçamento Democrático Estadual empossa conselheiros da região de Itaporanga

publicado: 28/11/2023 15h17, última modificação: 05/12/2023 13h19

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) empossou, na sexta-feira (24), na cidade de Itaporanga, os conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual, eleitos no último processo eleitoral, para o mandato de dois anos. A cerimônia de posse aconteceu na sede da 7ª Gerência Regional de Educação. A região de Itaporanga elegeu 17 conselheiros regionais.

O secretário executivo do ODE, Júnior Caroé, falou da importância da participação da região para a construção das políticas públicas do governo.

“O Governo da Paraíba é um exemplo para todo o país nas questões das políticas públicas de participação social, e isso só é possível com a participação da sociedade e dos conselheiros, que são os representantes do povo dentro dessa política. O Governo sabe da importância do diálogo e da participação popular para a construção de uma Paraíba mais justa e igualitária para toda a população. Nós só podemos agradecer a cada um dos conselheiros que se coloca, voluntariamente, para fazer da própria comunidade, um lugar melhor e com mais qualidade para se viver”, agradeceu Júnior Caroé a cada conselheiro eleito presente.

O conselheiro empossado, Francisco Limeira, do distrito de Montevideo, localizado na cidade de Conceição, falou sobre a própria expectativa para o mandato que se inicia.

Ser conselheiro é dar voz aos excluídos da sociedade civil organizada, e para mim, em especial, aos das comunidades rurais e da agricultura. Essa é a minha expectativa de ver, de fato, o desenvolvimento rural acontecer, assim como, da cidade. Vamos defender as obras e políticas públicas necessárias para a nossa região, como a construção de açudes e barragens, estradas, entre outras, como na área da saúde e da agricultura familiar. Espero ver todas essas ações implementadas pelo governo que já vem desenvolvendo grandes ações nas nossas comunidades”, disse o conselheiro.

A conselheira, Maria Eduarda, da cidade de Santana de Mangueira, falou sobre o que representa para ela, ser uma conselheira do Orçamento Democrático.

“O ODE tem uma grande importância na cidadania participativa, tanto para a Paraíba, assim como para mim. Desde a primeira vez em que ouvi falar do ODE que me interessei por essa política de participação. O ODE é uma oportunidade para que a voz do povo seja escutada. Me sento honrada e feliz em fazer parte deste conselho”, disse a conselheira.

O processo eleitoral do Conselho Regional do Orçamento Democrático Estadual elegeu 435 novos conselheiros, das 14 regiões, representantes de 192 municípios e aconteceu durante o período das audiências públicas regionais do ODE, envolvendo a participação de candidatos dos 223 municípios paraibanos.

O mandato será de 02 (dois) anos, voluntário, não remunerado, sem qualquer vinculação funcional junto ao Governo da Paraíba. O conselho do Orçamento Democrático é responsável por acompanhar as obras, ações e serviços do governo, e ser um intermediário direto entre o governo e a sociedade civil.