Orçamento Democrático Estadual empossa conselheiros da região de Itabaiana

publicado: 21/11/2023 13h19, última modificação: 21/11/2023 13h19

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão - SEPLAG, por meio da secretaria executiva do Orçamento Democrático Estadual, empossou, na noite desta terça-feira (14), na cidade de Itabaiana, os conselheiros eleitos no último processo eleitoral, para o mandato de dois anos. A cerimônia de posse aconteceu na Escola Cidadã Integral Dr. Antônio Batista.

“Essa é uma das atividades mais importantes que o Orçamento Democrático começou a realizar, ao conceder o certificado aos conselheiros, a lutadores e lutadoras, do povo paraibano. E nessa região em especial, pois é a que mais participa das políticas do Governo da Paraíba. A população do Vale do Paraíba nos orgulho muito”, disse, Júnior Caroé, secretário executivo do ODE, agradecendo a todos pelo empenho e dedicação nessa luta.

Para a conselheira Maria José Firmino, da cidade de Ingá, assumir a função é fortalecer e incluir comunidades. “Esse é um momento também de comprometimento com a preservação da identidade cultural e a promoção dos direitos das comunidades quilombolas. Ao assumir esse papel, busco contribuir para fortalecer os laços históricos, sociais e econômicos do quilombo, promovendo inclusão e representatividade”, disse a conselheira.

Outra conselheira empossada, Fernanda Bianki, da cidade de Caldas Brandão, esse é um espaço de diálogo diverso. “Eu vi que atravéz da minha voz eu poderia apresentar as demandas da população e isso tem uma importância, principalmente, na nossa comunidade LGBTQIAPN+. Quando uma mulher Trans ocupa um lugar desse na sociedade, isso é um março histórico  na comunidade. É inclusão”, ressaltou a conselheira recém-impossada.

O processo eleitoral do Conselho Regional do Orçamento Democrático Estadual elegeu 435 novos conselheiros, das 14 regiões, representantes de 192 municípios e aconteceu durante o período das audiências públicas regionais do ODE, envolvendo a participação de candidatos dos 223 municípios paraibanos.

O mandato será de 02 (dois) anos, voluntário, não remunerado, sem qualquer vinculação funcional junto ao Governo da Paraíba. O conselho do Orçamento Democrático é responsável por acompanhar as obras, ações e serviços do governo, e ser um intermediário direto entre o governo e a sociedade civil.

A próxima cerimônia de posse, acontecerá na cidade de Cajazeiras, dia 20/11, às 19h, no auditório da Comissão Pastoral da Terra.