Orçamento Democrático Estadual empossa conselheiros da região de Guarabira

publicado: 05/12/2023 12h43, última modificação: 05/12/2023 13h06

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) empossou, nessa sexta-feira (1ª), na cidade de Guarabira, sede da 2ª Região Geoadministativa, os conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual, eleitos no último processo eleitoral, para o mandato de dois anos. A região elegeu 48 conselheiros regionais e a cerimônia aconteceu na Escola Cidadã Técnica Integral (ECIT) Dom Marcelo.

O secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Júnior Caroé, falou como tem sido esse momento de posse dos conselheiros nas regiões. “Guarabira é a oitava região que concedemos posse aos conselheiros do Orçamento Democrático e esse é um momento de muita importância e significado para a afirmação da participação popular aqui na Paraíba. O Governo da Paraíba investe na inclusão social e o resultado é esse, pessoas confiantes nessa forma de fazer política, e assim, querendo fazer parte da construção de uma Paraíba mais inclusiva e democrática para a toda a população”, disse Júnior Caroé, saudando a todas as pessoas presentes, principalmente, todos os conselheiros empossados.

A conselheira da cidade de Bananeiras, Kerssia Melo, falou da expectativa para o mandato que se inicia. “A expectativa é que seja um mandato de muita participação e trabalho a ser cumprido, ouvir as demandas dos territórios em que estamos inseridos, dialogarmos na busca de soluções práticas”, disse Kerssia Melo.

Outra conselheira empossada, Maria das Graças, da cidade de Guarabira agradeceu e falou sobre a responsabilidade do mandato. “Estou conselheira do ODE, da região de Guarabira, e para mim esse momento é de grande expectativa, com novas experiências e aprendizados, mas também, com a consciência de que será com feito com grande responsabilidade, para fazer a melhor contribuição para a nossa região do Brejo. Quero agradecer ao meu município de Guarabira pela confiança em ter me eleito e estarei sempre à disposição. Me sinto feliz e lisonjeada, disse a conselheira.

As cerimônias de posse dos conselheiros serão realizadas em todas as regiões do Estado, envolvendo a participação dos 435 novos conselheiros eleitos, das 14 regiões geoadministrativas. Os novos conselheiros representam 192 municípios paraibanos.

O mandato de conselheiro é de 02 (dois) anos, voluntário, não remunerado, sem qualquer vinculação funcional junto ao Governo da Paraíba. O conselho do Orçamento Democrático é responsável por acompanhar as obras, ações e serviços do governo, e ser um intermediário direto entre o governo e a sociedade civil.