ODE - João Azevêdo atende pedido da população e autoriza construção de Cidade Madura em Monteiro

publicado: 03/10/2019 14h55, última modificação: 03/10/2019 14h55

Mais uma demanda pleiteada pela população por meio das audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual, da região do Cariri paraibano, é atendida pelo governador João Azevêdo. A construção do condomínio do programa “Cidade Madura”, em Monteiro, foi anunciada pelo chefe do executivo, na última segunda-feira (30), no programa “Fala Governador”, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, na semana que celebra o Dia Mundial do Idoso.

João Azevêdo autorizou a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) a iniciar o processo licitatório para a construção do condomínio que tem por objetivo proporcionar moradia digna adaptada a pessoas idosas que não possuíram, ao longo da vida, casa própria.

Além da moradia, o programa oferece lazer, saúde, segurança e educação às pessoas idosas contempladas. “Nós sabemos da mudança na vida das pessoas beneficiadas com o projeto, que deixaram de pagar aluguel e passaram a ter uma habitação com dignidade e com todas as condições de infraestrutura; isso é transferência de renda”, sustentou o chefe do executivo.

Na última audiência pública regional do Orçamento Democrático, realizada na cidade de Sumé, a construção de casas, inclusive para idosos, ficou entre as seis ações mais pleiteadas pela população naquela ocasião. “A construção de casas recebeu mais de 240 votos na audiência pública de Sumé deste ano. O condomínio ‘Cidade Madura’ irá proporcionar melhoria na qualidade de vida da população idosa. É mais uma ação reivindicada pela população e prontamente atendida pelo governador João Azevêdo”, comentou o secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Célio Alves.

Saiba mais - O Programa Habitacional Cidade Madura é um projeto pioneiro e inédito no Brasil. Tem por objetivo promover o acesso da pessoa idosa à moradia digna, equipamentos para a convivência social e lazer, constituindo-se em Política de Estado, a ser implementado de acordo com as diretrizes da Política Estadual para a Pessoa Idosa e em conformidade com o Estatuto do Idoso.

É dotado de 40 unidades habitacionais, que seguem as normas de acessibilidade para o público idoso. Cada edificação abriga duas unidades e contempla as necessidades das pessoas idosas, inclusive cadeirantes.

O empreendimento é composto por: Unidades habitacionais adaptadas para as necessidades da pessoa idosa; Núcleo de Assistência à Saúde; Centro de Vivências; Sala multiuso; Uma praça, contendo pista de caminhada e academia de saúde ao ar livre; Horta comunitária; Estacionamento.