CGE participa de Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno

publicado: 14/03/2020 10h38, última modificação: 14/03/2020 10h39
34RTC_CONACI.jpg
34RTC_CONACI1.jpg

Buscando estabelecer o diálogo e a união entre as controladorias do Brasil para integrar suas atividades, o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE/PB), esteve participando nos dias 12 e 13 de março, em Vitória, no estado do Espírito Santo, da 34ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Durante a reunião, o secretário-chefe da CGE, Letácio Guedes, participou de discussões e deliberações de pautas técnicas e administrativas que visam fortalecer o Controle Interno (CI) no país. Cerca de 40 controladorias estiveram presentes na RTC apresentando soluções, melhorias e integração para o Controle Interno do Brasil.

Segundo o secretário, o encontro proporciona um momento de bom relacionamento dos órgãos de controles interno, abordando pautas importantes, como desafios e perspectivas do CI. “É uma oportunidade para discutirmos temas como programas de integridade nos Estados, planejamento estratégico do Conaci, e outros projetos executados através do Conaci e/ou de parcerias com o Banco Mundial e a Transparência Internacional, assuntos de extrema importância para a melhoria da gestão pública”, pontuou Letácio Guedes.

Dentre as atividades da 34ª RTC, o Gerente Executivo de Auditoria, Rodolfo Serrano, esteve representando a CGE na Câmara Técnica: Aspectos Práticos e Desafios na Aplicação da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013). A Câmara Técnica, composta por representares de 10 Controladorias de estados e municípios tem por objetivo principal expedir enunciados que uniformizem entendimentos sobre a aplicação da referida lei.

Visita Técnica: Durante passagem ao Espírito Santo (ES), o secretário-chefe da CGE, Letácio Guedes, aproveitou a oportunidade para visitar a Secretaria de Estado da Saúde - (Sesa), para conhecer de perto as boas práticas na implementação da Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba), uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial e com quadro pessoal próprio, que irá administrar os hospitais do Governo do Estado do ES, a exemplo da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), que está em processo de implantação no Governo do Estado da Paraíba.