Notícias

Ciclo de Palestras CGE aborda Gestão de Riscos no primeiro dia de apresentações

publicado: 25/05/2021 16h30, última modificação: 25/05/2021 16h30

O auditor de contas públicas da Controladoria Geral do Estado (CGE), Gilson Peixoto, apresentou no primeiro dia do Ciclo de Palestras CGE - Auxiliando a Gestão no fortalecimento dos Controles com foco nos Riscos e Resultados, 24 de maio, o tema Gestão de Riscos – uma abordagem simplificada, como um método parceiro do servidor público, que passa a contribuir com a efetividade do trabalho desenvolvido.

Segundo Gilson, essa ‘novidade’ que muitas vezes pode assustar o servidor é uma grande aliada que busca qualificar o trabalho do funcionário. “Auxiliando o órgão no atendimento dos seus objetivos, a Gestão de Riscos busca preservar e criar valor aos serviços oferecidos, e que de maneira efetiva, aquele órgão atinja seus objetivos, gerando qualidade e economia”, afirmou o palestrante.

Um desafio que a partir da Lei Estadual 11.264/2018, deve ser implantado no setor público obrigatoriamente. Trata-se de um conjunto de atividades que são estruturadas de acordo com a realidade de cada órgão, e monitorada para que se verifique se os objetivos estão sendo atingidos. “Pensar em riscos ao tomar decisões é se prevenir é se antever às dificuldades que podem se materializar”, pontuou Gilson.

De acordo com o auditor, para uma boa implementação da Gestão Riscos é importante o comprometimento não só dos gestores, mas de todos os servidores, para que se possa ser definido as atribuições e responsabilidades de cada um no processo de Gestão.

O Secretário Chefe da CGE, Letácio Tenório Guedes, esteve acompanhando a apresentação e destacou, trazendo para o dia a dia do servidor, que a Gestão de Risco está presente na elaboração de uma minuta de edital ou em um processo de compras, e que analisar os pontos fortes e fracos de cada situação previne que seus objetivos não sejam alcançados. “Recomendamos que os servidores comecem a pensar nos riscos, pensar no que pode dar errado e no que daria certo, por exemplo em um processo de compras, quais medidas o órgão pode adotar, caso o produto não seja entregue no tempo almejado, ou venha errado?, finalizou Letácio.

O Ciclo de Palestras da CGE continua nesta quarta-feira (26), com a temática “Modelo Implementação Da Unidade Setorial De Controle Interno – USCI”. As palestras são realizadas online, por meio da plataforma de videoconferência Zoom, e as inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico: https://doity.com.br/ciclodepalestras-cge