Notícias

CGE vai atuar como revisor de implementação de Modelo de Capacidade de Auditoria

publicado: 27/11/2019 15h02, última modificação: 03/12/2019 11h36

O Governo do Estado, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), vai atuar como revisor da implementação do IA-CM - Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o Setor Público, no estado de Pernambuco.   

Buscando fortalecer o sistema de controle interno do país e realizar trabalhos de auditoria interna efetivos, o Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci, em parceria com o Banco Mundial e com alguns órgãos membros, auxiliará, até maio de 2020, as controladorias na implementação do modelo IA-CM dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, e do município de Belo Horizonte. O objetivo da parceria é o fortalecimento do controle interno como instrumento estratégico de gestão que alavanca resultados por meio da promoção de ganhos de eficiência do gasto público.

A CGE-PB, um dos Estados mais avançados na implementação da metodologia e único do Brasil que possui Comitê de Auditoria e Riscos, como membro do Conaci, indicou o Gerente Executivo de Auditoria, Rodolfo Emanuel Lima Serrano, e o auditor Severino Gilson Peixoto de Oliveira Junior, como revisores do processo de implantação do modelo IA-CM no Estado de Pernambuco. Os auditores dispõem de experiência na implantação, pois utilizam das práticas do modelo IA-CM no Governo do Estado, como ferramenta para melhorar a capacidade de realização de auditoria interna efetiva, tendo sido capacitados pelo Banco Mundial.

A Controladoria Geral do Estado de Pernambuco, bem como as outras quatro controladorias selecionadas que estão participando do processo, terá até o final de 2019 para concluir a sua autoavaliação, a qual será revista e validada pela CGE-PB até o dia 15 de fevereiro de 2020. Após esse período, os órgãos elaborarão um plano de ação que também será avaliado pelos revisores.

A CGE-PB se submeteu a mesma avaliação em 2016, que foi coordenada e revisada pelo Banco Mundial. Os resultados do trabalho direcionam todas as ações estruturantes que vem sendo desenvolvidas pela Controladoria,  a exemplo do fortalecimento da atividade de consultoria,  o fortalecimento da auditoria baseada em riscos, melhoria contínua  do processo de comunicação,  dentre outros aspectos, que fazem parte de um roll de boas práticas internacionais que estão sendo implementadas para que a CGE alcance o nível de maturidade III do IA-CM, padrão que se encontra as nações desenvolvidas no desempenho da atividade de Auditoria Interna Governamental.