CGE participa do XV Encontro Nacional de Controle Interno

publicado: 30/09/2019 00h00, última modificação: 03/12/2019 11h36
XV Encontro Controle Interno.jpg

O Governo da Paraíba, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), esteve presente no XV do Encontro Nacional de Controle Interno, que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em Fortaleza (CE). Representada pelo Secretário-Chefe da CGE, Letácio Tenório Guedes Jr., e pelo Gerente Executivo de Auditoria, Rodolfo Serrano, a Controladoria participou dos debates e deliberações técnicas e administrativas do Conselho, pautadas para representantes estaduais e municipais de todo o Brasil.

O evento que teve como tema central “O Controle Interno como Instrumento de Aperfeiçoamento da Governança Pública", contou com a participação do Ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, abordando os desafios e perspectivas do controle interno na administração pública. As palestras e painéis do Encontro expuseram assuntos como Integridade Pública, Governança Digital, importância do Controle e Auditoria para o Desenvolvimento Sustentável, Reflexos da nova Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro no Controle Interno e Sistemas de Avaliação de Políticas Públicas.

Após o XV do Encontro Nacional de Controle Interno ocorreu a 32ª Reunião Técnica do Conaci (RTC), com diversas pautas que visam propor melhorias efetivas para área. O encontro técnico é promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e gera bons frutos e sinergia entre as instituições participantes.

Como resultado da RTC, a CGE/PB foi indicada pelo CONACI para, em conjunto com as Controladorias da União, do Ceará, de Goiás e de Minas Gerais, compor o grupo patrocinado pelo Banco Mundial para validar as avaliações do modelo IA-CM (Internal Audit Capability Model) realizadas por outras Controladorias dos Estados brasileiros. Os custos do deslocamento dos técnicos do Estado serão custeados pelo Banco Mundial

A agenda técnica da reunião abordou a Estratégia Nacional de Prevenção à Fraude e à Corrupção e a Rede Nacional de Ouvidorias. A pauta administrativa aprovou, dentre outros temas, o IA-CM como ferramenta referencial para avaliação da maturidade da Auditoria Interna Governamental. Também foi a aprovada recomendação para adoção pelas Controladorias de todo o País de três indicadores para mensurar o desempenho das mesmas,  e,  plano de ação da parceria entre o Conaci e o Banco Mundial.