CGE participa do II Seminário de Controle Interno na Administração Pública

publicado: 26/08/2019 00h00, última modificação: 27/08/2019 11h40
controle-interno-5.jpg

A Controladoria Geral do Estado (CGE), esteve participando na última sexta-feira (23), do II Seminário de Controle Interno na Administração Pública, promovido pelo Fórum Paraibano de Combate a Corrupção (Focco-PB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB). As atividades aconteceram no Centro Cultural Ariano Suassuna e contou com a participação do Secretário Chefe da Controladoria, Letácio Guedes.

Destinado aos gestores públicos municipais e assessores que atuam direta ou indiretamente nas controladorias e nas áreas de gestão fiscal, orçamentária, financeira, contábil, operacional e patrimonial, o encontro abordou diversos temas relacionados ao Controle Interno.

No período da manhã, houve a palestra 'A relevância do Controle Interno para os municípios', com o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e controlador-geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz. Em seguida, foi realizado um painel de debates sobre os Pactos pelo Controle Interno (GTCI FOCCO-PB) com representantes das prefeituras de Sapé, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa.

À tarde contemplou oficinas técnicas. O controlador Letácio Guedes, e o Gerente Executivo de Auditoria Interna da CGE, Rodolfo Serrano, estiveram ministrando a oficina ‘Construção de Plano de Auditoria Interna’.

O evento ainda disponibilizou as oficinas: Expedição e Monitoramento de Recomendações; Controle Interno e Gestão de Riscos com ênfase nas três linhas de defesa; e Acompanhamento efetivo das Prestações de Contas Anuais e de Convênios Estaduais/Federais pelas Unidades de Controle.