CGE participa de Fórum Global de Integridade e Anticorrupção da OCDE

publicado: 03/04/2024 15h56, última modificação: 03/04/2024 15h56
forum ocde_março_2024 (2).jpeg

Durante os dias 25 e 27 de março, o Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE-PB), Letácio Guedes, esteve representando a CGE-PB no Fórum Global de Integridade e Anticorrupção da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), realizado em Paris, na França.

O encontro reuniu Chefes, Ministros de Estado e Líderes Globais, com o objetivo de discutirem os conflitos e desafios do mundo atual, dentre eles, medidas de enfrentamento à corrupção e a promoção de integridade. O Secretário Chefe da CGE teve a oportunidade de participar de sessão fechada que tratou dos programas de integridade na América Latina, onde também foi abordado os desafios para implementação de programas de integridade pelos entes subnacionais (Estados e Municípios).

“Evento de altíssimo nível, com palestrantes de diversos países compartilhando experiências e conhecimento. Tivemos a honra de representar o estado da Paraíba nesse ambiente de debates e discussões que explorou a ligação entre integridade e os principais desafios que as democracias enfrentam na construção de melhores políticas públicas para a população”, registrou Letácio Guedes.

O evento fez parte da Semana de Integridade da OCDE, e dispôs de atividades paralelas, como a reunião anual do Fórum Aliança de Auditores do Setor Público - “The Auditors Alliance”, envolvendo auditores internos e externos do setor público na partilha de conhecimentos sobre práticas de auditoria.  Compuseram a pauta: o papel da auditoria no combate aos riscos de integridade; as oportunidades e desafios para a auditoria com uso da inteligência artificial; as novas normas internacionais de auditoria interna; a relação do controle interno x controle externo; os Indicadores de Integridade Pública da OCDE sobre Sistema de Controle Interno, dentre outros.

A Delegação Brasileira contou com a participação de representantes do Tribunal de Contas da União, da Controladoria Geral da União, da Receita Federal do Brasil, das Controladorias dos Estados da Paraíba, Minas Gerais e São Paulo e do Município de Fortaleza, dentre outras entidades públicas e da iniciativa privada.

OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico: Fundada em 1961 - é uma organização intergovernamental criada para promover políticas que melhorem o bem-estar econômico e social das pessoas em todo o mundo. A OCDE proporciona um fórum onde os governos podem trabalhar juntos para buscar soluções para problemas comuns, partilhar experiências e identificar melhores práticas.

Na América Latina fazem parte da OCDE o Chile, Colômbia, Costa Rica e México. O Brasil iniciou o processo de adesão a partir de acordo cooperação e programa de trabalho firmado em 2015, já aderindo a 119 instrumentos legais da organização.