Notícias

CGE apresenta modelo de unidade setorial de controle interno

publicado: 27/05/2021 19h40, última modificação: 27/05/2021 19h46
S002.png

Na última quarta-feira (26), a Controladoria Geral do Estado da Paraíba realizou o segundo dia do Ciclo de Palestras - Auxiliando a Gestão no fortalecimento dos Controles com foco nos Riscos e Resultados, apresentando aos servidores públicos modelo de unidade setorial do controle interno. Os auditores de contas públicas Arthur Guimarães e Tatiana Rollo, esclareceram como os órgãos e entidades do Governo do Estado podem iniciar a implantação dessas USCI em suas unidades de trabalho.

De acordo com Arthur, o controle é de responsabilidade de todos e, é preciso avaliar os benefícios dessas atividades de controle. O modelo apresentado foi elaborado pelos auditores da CGE, e tem como principal objetivo melhorar o ambiente de controle e todo conjunto de fatores que engloba valores éticos na administração, comprometimento, procedimentos de rotina, estrutura física e organizacional e até mesmo a capacidade de atrair e reter bons profissionais, elevando assim o nível de maturidade do controle interno.

“Hoje no ambiente público podemos observar que muitas práticas e procedimentos são realizadas de forma intuitiva, sem padronização e formalização, o que por muitas vezes ocasionam que muitas ações se percam. Queremos atingir uma situação de práticas e procedimentos objetivos, tornando todo processo exequível e minimamente formalizado”, pontuou o auditor.

O modelo apresentado pode ser moldado de acordo com a realidade de cada órgão. Segundo a auditora Tatiana, esse modelo auxiliaria as unidades de controle interno de acordo com o que está previsto na legislação. “As planilhas apresentadas dispõem de objetivos, ações, indicadores, dentre outros elementos que buscam refletir um panorama de como o controle está sendo realizado dentro da organização, mostrando os pontos fortes e fragilidades que se precisa melhorar”, destacou Tatiana.

Os órgãos e entidades que tenham interesse em implantar a USCI podem entrar em contato com a Controladoria, para que de maneira mais próxima seja apresentado esse modelo e realizada estruturação de acordo com a realidade do órgão. Durante o encontro também foi disponibilizado Cartilha sobre sistema de Controle Interno, disponível para download na página da CGE.

O Ciclo de Palestras CGE está sendo realizado durante o mês de maio, em comemoração ao Mês de Conscientização da Auditoria Interna, instituído pelo The Institute of Internal Auditors (IIA), a principal instituição de auditoria interna que incentiva profissionais da área a elevarem os níveis de governança, gestão e ética em todas as organizações.

As palestras são realizadas online por meio da plataforma de videoconferência Zoom. Interessados podem realizar as inscrições pelo endereço eletrônico: https://doity.com.br/ciclodepalestras-cge

Dia 28/5 - 15h -  Desafios para Implementação da Nova Lei de Licitações – Palestrantes:  Pollyana Meira (SEAD) e Renovato Ferreira (PGE) – Mediação: Letácio Tenório Guedes Jr. (CGE)
Dia 31/5 - 15h -  Lei Geral de Proteção Dados (LGPD) Regulamentada no Estado da PB - Próximos Passos - Palestrantes: Leonardo Ventura (PGE)  e Gilson Peixoto (CGE)