Vila Olímpica sedia competições de Natação, Judô e Luta Olímpica dos Jogos Escolares e Paraescolares

publicado: 03/06/2022 09h44, última modificação: 03/06/2022 09h44

ogos Escolares e Paraescolares

A etapa regional de João Pessoa dos Jogos Escolares e Paraescolares será encerrada, neste fim de semana, com a disputa de três modalidades na Vila Olímpica Parahyba. Neste sábado (4), a partir das 10h, haverá as competições de judô e, às 14h, começa as de natação. No outro dia, pela manhã, será a vez da luta olímpica (wrestling) conhecer os campeões que estarão na etapa estadual.

Os Jogos foram realizados nas 14 cidades sedes das regionais de ensino, reunindo cerca de 25 mil atletas na faixa etária entre 12 e 17 anos de escolas municipais, estaduais, federais e privadas. Os vencedores de cada etapa regional garantem o direito de estar na fase estadual, que terá início no dia 9 de junho e será realizada em João Pessoa, onde o Governo do Estado viabiliza hospedagem, alimentação e translado dos participantes (técnicos e atletas).

“Agora de fato, a etapa que reúne as escolas e alunos da Grande João Pessoa está chegando ao seu final e com muito sucesso, pois foi uma ansiedade enorme daqueles que, em 2020, aguardavam os Jogos e não foram realizados por causa da pandemia. Assim, o Governo do Estado está cumprindo a missão de fomentar ainda mais o esporte na Paraíba com o objetivo de reunir os melhores na fase estadual e consequentemente, os que ganharem, vão representar a Paraíba nas etapas nacionais”, disse o secretário da Sejel, Zezinho Botafogo.

Em 2022, todas os Jogos Escolares e Paraescolares foram realizados em: Cuité, Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel, Campina Grande, Guarabira, Monteiro, Patos, Mamanguape, Itabaiana, Pombal, Catolé do Rocha, Itaporanga e agora, concluindo João Pessoa. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Sejel em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).

Etapas Nacionais – Na categoria de 12 a 14 anos, os melhores na etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba estão classificados para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que irão o ocorrer no Rio de Janeiro, em outubro. Já quem faz parte de 15 a 17 anos, disputará os Jogos Escolares da Juventude, marcados para Aracaju no mês de setembro e quem for atleta paraescolar garante vaga para uma seletiva em Natal das Paralimpíadas Escolares.