Notícias

Vice-governador participa da inauguração da livraria A União e destaca importância do espaço para o fortalecimento da cultura

publicado: 02/02/2023 21h35, última modificação: 02/02/2023 21h35
1 | 5
Fotos: Ortilo Antônio
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
WhatsApp Image 2023-02-02 at 20.53.11-3.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-02 at 20.53.11-2.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-02 at 20.53.11.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-02 at 20.53.10-2.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-02 at 20.53.10.jpeg

O vice-governador Lucas Ribeiro participou, no início da noite desta quinta-feira (2), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, da inauguração da Livraria A União — Casa da Literatura Paraibana. A inauguração do espaço, uma nova opção para o público leitor paraibano, ocorreu dentro das comemorações pelos 130 anos do Jornal A União, completados hoje. A solenidade foi marcada, ainda, pelos lançamentos da versão digital da Livraria e pelo quarto volume da obra "Paraíba na Literatura", que reúne 20 perfis de escritores do Estado.  

A ênfase das obras comercializadas na livraria é na produção editorial da Paraíba, mas a livraria da Editora A União, pertencente à Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), também abrirá para autores de outras partes do País, uma forma de incentivar o mercado de livros, fortalecendo a cultura e a leitura, com obras em suas mais diversas vertentes: literária, histórica, artística e jornalística. 

Na solenidade de inauguração, o vice-governador destacou que a chegada da livraria da Editora A União fortalece a cultura. "É um espaço belíssimo para fomentar a cultura, para fomentar a nossa riqueza literária, ampliando o espaço de nossos autores, incentivo o trabalho deles na representação do que é nosso", disse Lucas Ribeiro. 

A presidente da EPC, Naná Garcez, destacou a importância do momento com a inauguração da Livraria da Editora A União. "É um momento muito auspicioso, num momento em que A União completa seus 130 anos. Nada melhorar para comemorar esses 130 fortalecendo a produção e a circulação dos produtos da editora", comentou, agradecendo a parceria com a Fundação Espaço Cultural (Funesc) e destacando a presença do Jornal A União em vários aspectos da vida da população paraibana — política, cultural, entre outros. 

Além dos títulos da Editora A União, a nova livraria terá parcerias com editoras universitárias, comerciais e das imprensas oficiais. Além disso, a intenção é trazer casas como a Editora Global, de São Paulo, que detém os direitos autorais da obra de José Lins do Rêgo, Guimarães Rosa e Gilberto Freyre. 

Para o diretor de Mídia Impressa da EPC, William Costa, a intenção é transformar a livraria da Editora A União em um local de convivência entre os paraibanos, seus autores e artistas e quem visita o Estado. "Eu considero hoje um dia histórico, primeiro por conta dos 130 anos do Jornal A União, um jornal que se confunde com a própria história da Paraíba. E, dentro desses 130 anos, temos a inauguração da livraria física de A União. A partir de hoje, o povo paraibano e em especial da Região Metropolitana tem um acervo riquíssimo à sua disposição", afirmou.

O presidente da Funesc, Pedro Santos, ressaltou a importância da parceria com a EPC. "Este é mais um momento que mostra um histórico de parcerias que tem gerado frutos, gerando impacto positivo na vida dos paraibanos", comentou, destacando que os livros de A União têm chegado também às bibliotecas públicas por meio dessas parcerias. 

A solenidade de inauguração da Livraria da Editora A União foi prestigiada, ainda, por diversos auxiliares do Governo Estadual, a exemplo de Nonato Bandeira (Secretaria da Comunicação Institucional); Ruth Avelino (PBTur); e Cláudio Furtado (Ciência e Tecnologia).

 

Leitores e autores comemoraram — A solenidade de inauguração da Livraria A União — Casa da Literatura Paraibana foi prestigiada por diversas personalidades da cena artística e literária da Paraíba, além de populares.

Jornalista e escritor, Adeildo Vieira é autor da obra editada mais recente pela Editora A União — "Maestro Chiquito, o metalúrgico dos sons". Adeildo destacou que a chegada da livraria amplia as possibilidades de formação da cidadania. "Nasce uma nova livraria, e onde nasce livraria chegam os livros, chegam os leitores, ampliam-se as possibilidades de cidadania, de pensamento crítico para a sociedade. Parabéns à Editora A União por ter feito um trabalho muito consistente, que dialoga com a realidade, com o passado e com o futuro. O sentimento é de muita felicidade", disse. 

A escritora Neide Medeiros também compartilha do mesmo sentimento de Adeildo. "A União já faz um papel relevante em termos de divulgação dos autores paraibanos. A chegada desta livraria vem coroar todo esse trabalho feito pela União, que eu equiparo às melhores editoras do País", observou.

Crente no poder da leitura, a escritora Cristiana Aroucha externou o sentimento de felicidade com a chegada da Livraria A União. "O trabalho de A União tem como objetivo instruir os paraibanos sobre seus próprios valores. Eu vejo a chegada deste espaço com excelentes olhos. Estou muito animada", evidenciou, ressaltando a importância de se aproximar ainda mais do público.

Professor de Língua Portuguesa, Washington Farias acredita que a livraria vem preencher uma lacuna na divulgação de autores paraibanos. "Ainda há espaços muito limites e a criação de um local como este é um oásis. Espero que esta iniciativa se torne frequente para que tenhamos acesso à produção intelectual e cultural do Estado", externou. 

Comodidade — Além da loja física, que vai funcionar diariamente, das 9h às 18h, o leitor também contará com a versão virtual da livraria, onde também poderá adquirir as mais diversas obras paraibanas, nacionais e estrangeiras. 

No espaço online, para adquirir os livros basta acessar o site oficial livrariaauniao.pb.gov.br/epc_livraria. A entrega contempla tanto a Capital quanto as demais regiões do País.

Nos últimos quatro anos, foram publicadas em torno de 50 produções, sendo 40 livros, sete revistas, a exemplo de materiais institucionais, e quatro agendas — entre as produções mais recentes estão "Maestro Chiquito — O Metalúrgico dos Sons (Adeildo Vieira); "Gastronomia Paraibana: Receitas" (Chef Walter Ullysses); e "Antologia do Teatro Paraibano" (1968-1981).