Notícias

Usuários do Trauma-JP apoiam iniciativas pioneiras da Televisita e Plantão Familiar

publicado: 24/03/2020 16h11, última modificação: 24/03/2020 16h11
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
plantão familiar 2.jpeg
televisita (1).jpeg
televisita (2).jpeg
plantão familiar.jpeg

Os usuários que estão participando da televisita e do plantão de notícia familiar do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, estão aprovando e apoiando os novos métodos de informação sobre os pacientes. As medidas pioneiras foram criadas mediante a suspensão de todas as visitas aos pacientes da unidade de saúde, por tempo indeterminado, e seguem a determinação do Governo do Estado, como parte da estratégia para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). 

Segundo Rafaela Carvalho, chefe do Núcleo de Ações Estratégicas, tanto a televisita como o plantão de notícia familiar foram criados para tranquilizar os familiares que estão em casa assustados com o momento que estamos vivenciando. “Essas medidas foram necessárias visando preservar toda a população, e sobretudo nossos pacientes e profissionais. Estamos funcionando com uma equipe multiprofissional, tendo em vista esclarecer todas as dúvidas que forem surgindo a respeito dos nossos pacientes”, explicou.

Rafaela ressaltou ainda que este serviço deixa o atendimento ainda mais humanizado, mesmo com todas as circunstâncias do Covid-19. O Plantão de Notícias Familiar funciona 24h, todos os dias da semana e feriados. Já as televisitas acontecem com os médicos intensivistas e clínicos em horários previamente determinados e com chamadas de videoconferência, ou seja, chamada de vídeo a beira leito. “É importante ressaltar que através deste telefone 98845-3516, os familiares terão acesso à informação em tempo real e poderão tirar todas as suas dúvidas”, explicou.

Para Renato Pinheiro, filho de uma paciente da Unidade de Terapia Intensiva, a mudança foi totalmente apoiada por ele, já que assim ele sente que a mãe está bem mais protegida da Pandemia do novo coronavírus. “Confesso que em primeiro momento fiquei receoso, mas tudo funcionou normalmente. Conversei com o médico a respeito do quadro clínico da minha mãe e, posteriormente, por alguns minutos pude olhar ela beira leito. Sei que foi pelo tablet, mas esse sacrifício vale a saúde dela e de milhares de doentes e profissionais da saúde”, frisou.