Último Cine Enem de 2021 traz exibição e debate sobre o filme ‘Antebellum - A Escolhida’

publicado: 16/11/2021 16h41, última modificação: 16/11/2021 16h41

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Feira Literária de Campina Grande (FLIC) realizam, nesta quarta-feira (17), às 16h, a última edição da temporada 2021 do ‘Cine Enem’, projeto que reúne professores de diferentes áreas da educação básica e estudantes de Ensino Médio, em torno de discussões sobre filmes selecionados e temáticas que poderão ser exploradas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O debate acontece no Cine São José, em Campina Grande, e é transmitido pela TV Funesc (YouTube.com/TVFunesc) e Rede UEPB.

Nesta edição, será exibido "Antebellum - A Escolhida”, um filme de suspense psicológico e terror, que traz reflexões sobre o feminismo e racismo. Convidados para esta sessão, os professores Cláudio da Costa Barroso Neto e Thalyta Costa Vidal farão uma contextualização da obra com as matérias de História e Sociologia.

Cláudio Barroso é graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), leciona nos domínios da matéria desde 2004 e atua principalmente nas temáticas África, história em quadrinhos, representação, discurso e identidade.

Thalyta Costa Vidal é doutoranda em Literatura e Interculturalidade pelo PPGLI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); possui mestrado em Linguagem e Ensino, pela POSLE, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); graduou-se em Letras pela mesma universidade. Atua como professora de Literatura, Arte e Redação na rede particular de ensino na cidade de Campina Grande, ocupa o cargo de diretora de Literatura da Fundação Artístico Cultural Manoel Bandeira. Sua pesquisa tem ênfase na escolarização da Literatura, em Literatura Popular e, atualmente, dedica-se ao estudo da literatura produzida por mulheres.

O programa tem como público-alvo alunos das redes pública e privada e o público em geral, interessado nos temas. O evento virtual é realizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, Feira Literária de Campina Grande (FLIC), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Festival Audiovisual Comunicurtas e Unifacisa.

Ficha Técnica:

Título: ‘Antebelum – A Escolhida’