Trauma de Campina Grande homenageia pacientes, acompanhantes e funcionárias no Dia Internacional das Mulheres

publicado: 09/03/2024 11h22, última modificação: 09/03/2024 11h22
foto4.jpeg
foto3.jpeg
foto1 (1).jpeg

Pacientes, acompanhantes e servidoras do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes (HTCG), unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, em Campina Grande, foram homenageadas nessa sexta-feira (8) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março.

As ações têm como objetivo acolher, cuidar e oferecer um dia ainda mais especial para as mulheres no mês em que se comemora o seu dia. Esse ano a temática abordada foi: “Mulher março de todas as flores”

Segundo a gerente assistencial Mairan Agra, quando se pensa em mulheres, principalmente em datas comemorativas, é uma oportunidade de oferecer para a sociedade uma reflexão sobre a temática.

“Quando pensamos em mulheres, quando a gente traz essas pautas com as datas comemorativas é sempre uma oportunidade de refletir sobre a temática e sobre o papel da mulher. Então, quando a gente pensa no Hospital, na área de saúde por exemplo, quando se pensa em cuidado, historicamente pensamos na mulher. Todos os anos a gente traz algumas questões para refletir e, esse ano, a gente trouxe a questão da sororidade, do cuidado e de como a sociedade coloca para mulher essa responsabilidade. É importante a gente trazer para a população, para os nossos pacientes, funcionários e acompanhantes também essa reflexão”, disse Mairan.

Ela disse ainda que, “sempre devemos olhar uma para as outras com companheirismo, empatia, amparo e acolhimento, como reflexo de nós, de modo que as nossas mãos se unam para o avanço social”.

Dona Maria José da Silva, 50 anos, que está acompanhando a mãe que se encontra internada na unidade, elogiou a ação e disse que não esperava. “Não contava começar o dia com essa homenagem aqui no hospital. A gente acha que só vai encontrar coisa ruim e tristeza por aqui”, disse ela.

Também foi servido um almoço com um cardápio especial preparado pela Nutrição para todas as mulheres da unidade hospitalar, que contou com um ingrediente a mais: show de voz e violão com o músico e cantor Felipe Warley.

Para encerrar as comemorações, no final da tarde, o Quinteto de Cordas que integra o Projeto Prima se apresentou no jardim externo levando muita música clássica e emoção aos presentes.

Para o diretor geral do Hospital de Trauma, Sebastião Viana, as mulheres são exemplos de amor, determinação e força no dia a dia. “Para comemorar esse dia especial, atividades como essa são essenciais para solidificar o modelo de atendimento humanizado na unidade hospitalar. Estamos muito felizes em proporcionar um dia como esse para pacientes, acompanhantes e funcionárias”, destacou.