Notícias

Trauma-CG recebe mais uma nota máxima da Anvisa pela alta adesão às práticas de segurança do paciente

publicado: 14/06/2022 14h17, última modificação: 14/06/2022 14h19
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2022-06-14 at 13.35.57.jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, foi classificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo segundo ano consecutivo (2021 e 2022), como a unidade hospitalar da Paraíba que mais executa as práticas de segurança do paciente em serviços de saúde, recebendo a nota máxima de 100% em conformidade com os indicadores da Agência, ficando, portanto, em primeiro lugar no Estado.

Segundo os dados divulgados pela Anvisa em relatório no último dia 8, o Hospital de Trauma de Campina Grande foi classificado como instituição com alta adesão às práticas de segurança, apresentando conformidade alta, ou seja, 100% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo avaliados.

Para a gestora de Segurança do Paciente do Trauma–CG, Talita Costa Falcão, são 21 indicadores analisados, e essa adesão é importante para diminuir os riscos de lesões ocasionados pela assistência prestada. Segundo ela, este ano o objetivo do Núcleo de Segurança do Paciente é trabalhar a Meta 3 Internacional, que é o uso, a administração e a dispensação segura dos medicamentos. “Estamos envolvendo as equipes interdisciplinares como farmácia, médica e de enfermagem para que todos compreendam o seu papel neste processo de trabalho que acarretará uma assistência com maior excelência para a comunidade” destacou ela.

Para a diretora técnica da Agevisa/PB, Vivian de Oliveira Lopes, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) estimula e acolhe todas as iniciativas que objetivam proteger o paciente dos riscos relacionados à assistência à saúde que, por consequência, elevam os níveis de qualidade em saúde da instituição e satisfação da população usuária.

O diretor geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Geraldo Moreira de Menezes, parabenizou a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Trauma CG pelos resultados alcançados e desejou que continue sendo alcançado o mais alto resultado da avaliação com destaque em nível nacional.

A avaliação é nacional e é realizada em todos os hospitais do país que possuam leitos adulto de Unidade de Terapia Intensiva-UTI, o que exige a implantação dos protocolos de segurança do paciente.