Transporte aeromédico agiliza atendimento de paciente com bloqueio atrioventricular no Hospital Metropolitano

publicado: 26/08/2024 18h58, última modificação: 26/08/2024 18h58
Transporte aeromédico_ Paciente com bloqueio atrioventricular é transferido de Sousa para Hospital Metropolitano.jpg

Um senhor de 68 anos que estava internado no Hospital Regional de Sousa, desde a última sexta-feira (24), quando diagnosticado com um bloqueio atrioventricular total (interrupção parcial ou completa da transmissão do impulso dos átrios aos ventrículos) precisou ser transferido na madrugada desta segunda-feira (26) para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde e referência em cardiologia e neurologia em toda a Paraíba.

Devido à necessidade de um rápido atendimento, a transferência se deu pelo transporte aeromédico, o que só foi possível graças ao Programa Coração Paraibano - uma rede estruturada de cuidados de urgência e emergência cardiológica implantada pelo Governo da Paraíba e gerenciado pela Fundação PB Saúde.

Ao chegar na unidade hospitalar gerenciada pela PB Saúde, o paciente foi recepcionado pela cardiologista Cristiane Claudino e encaminhado para a realização de exames complementares e definição de conduta clínica. Segundo a médica, ele queixava-se de fraqueza nos membros inferiores, náuseas e mal-estar. O paciente continua internado em estado estável, consciente e orientado.

Coração Paraibano – O programa conta com uma estrutura de quatro hemodinâmicas espalhadas em três hospitais, nas três Macrorregiões de Saúde. São duas no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; uma no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; e uma no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.

Além disso, a rede conta com 12 hospitais auxiliares que dão suporte na estabilização dos pacientes e na aplicação dos trombolíticos, a partir de um diálogo via rede de telemedicina com suporte 24h por profissionais do Metropolitano, hospital coordenador do programa, e com regulação feita pela Central Estadual de Regulação.