Notícias

Tomografia do Hospital de Trauma volta a realizar atendimentos normalmente

publicado: 09/01/2020 15h26, última modificação: 09/01/2020 15h26

Com a realização da calibragem e testes de imagens, o aparelho de tomografia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena volta a funcionar normalmente. O equipamento tem capacidade para realizar mais de 3 mil exames mensalmente, incluindo diagnóstico de crânio, tórax, abdômen e angio-tomografias.

O Centro de Diagnóstico de Imagens (CDI) da unidade de saúde realizou uma média de 120 mil exames em 2019, o que representa uma média mensal de quase dez mil diagnósticos precisos e rápidos.Todos os dias, milhares de pessoas circulam no CDI da instituição, considerado o coração do Hospital de Trauma. Os exames que normalmente são realizados no CDI são: tomografia, raio x, endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia, ecocardiograma, broncoscopia e angio-tomografia.

Para o coordenador de radiologia, Pedro Alves, o Centro de Imagem é uma referência e se destaca por disponibilizar exames com excelência, contribuindo para uma decisão médica precisa. “Um grande diferencial é termos radiologistas 24h de plantão, que podem liberar ao médico solicitante, qualquer tipo de exames ou imagens em tempo recorde, como por exemplo, em menos de 20 minutos”, salientou.

A coordenadora de enfermagem do CDI, Bárbara Lins, também ressaltou o trabalho desenvolvido pela área assistencial do setor. “Os pacientes do hospital contam com uma equipe de profissionais qualificados para prestar os procedimentos de emergência dentro e fora do complexo hospitalar”, frisou.

CDI – O Centro de Diagnóstico de Imagem da unidade de saúde dispõe de uma equipe formada por 54 técnicos de radiologia, enfermeiros e técnicos de enfermagem (27) e médicos radiologistas (14). O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, e com profissionais treinados e qualificados para os mais variados exames.