Notícias

Técnicos e criadores do Ceará conhecem trabalhos de pesquisa na Estação Pendência, em Soledade

publicado: 18/03/2024 11h52, última modificação: 18/03/2024 11h53
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
pendencia-ceará1.jpg
pendencia-ceará2.jpg
pendencia-ceará3.jpg
pendencia-ceará4.jpg
pendencia-ceará5.jpg

Um grupo de pesquisadores, extensionistas e agricultores do estado do Ceará esteve, na semana passada, na Estação Experimental Pendência, em Soledade, no Cariri Paraibano. Na ocasião, eles conheceram as pesquisas de melhoramento genético em caprinos e ovinos realizadas no local.     

Recebidos pelo gerente da Estação, Leonardo Medeiros, os visitantes conheceram o Sistema de Produção de Caprinos Leiteiros que se constitui em uma referência para todo o Nordeste e tem contribuído, de forma significativa, com o fortalecimento da cadeia produtiva da caprinovinocultura paraibana e nordestina.

Outra atividade que conheceram foi a tecnologia de produção de Blocos Multinutricionais que, em período de prolongadas estiagens, possibilita manter o rebanho alimentado.  Na estação também tem o trabalho com palma forrageira.

Leonardo destacou que o grupo também conheceu o programa de animais nascidos da Transferência de Embrião que tem melhorado significativamente o rebanho paraibano. Outro programa que chamou a atenção dos visitantes foi o de cortes especiais de carne Caprina e Ovina, desenvolvido para atender ao mercado consumidor.

O grupo de técnicos do Governo do Ceará foi acompanhado de Marcelo Viana e Márcio Peixoto, assessores técnico da Coordenadoria de Pecuária da Secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará (CODEP/SDA).