Suplan implanta tecnologia que otimiza produção e reduz custo de obras

publicado: 15/08/2019 11h00, última modificação: 15/08/2019 11h03
15_08_19 Suplan  plataforma BIM (1).jpg

- Foto: Secom-PB

A Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan) está implantando a plataforma BIM – Building Information Modeling (BIM), que significa Modelagem da Informação da Construção, método que integra todas as fases da construção civil – que vai desde a planta arquitetônica, orçamento, fiscalização, até a entrega final da obra, otimizando o trabalho de todo o sistema produtivo.

“É a obra construída virtualmente”, explica o engenheiro Rodrigues Lopes, responsável pela Gerência BIM, recém-criada na Suplan. De acordo com Simone Guimarães, superintendente da autarquia de obras, o governo vai fazer mais com menos. Dentre os benefícios, a engenheira destaca o cumprimento dos prazos dos cronogramas; revisão prévia dos projetos; precisão dos orçamentos; otimização da comunicação dos nossos departamentos e do trabalho de fiscalização de obra. “Temos uma demanda grande de obras e a plataforma proporciona velocidade na construção, economia de materiais e um controle mais preciso nos investimentos do governo”, destacou.

A tecnologia é o novo conceito quando se trata de projetos para construções. Diferente do desenho usual em 2D, uma mera representação planificada do que será construído, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D, mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. Numa comparação simples, seria como abandonar a ideia de fazer o planejamento desenhando mapas e trabalhar diretamente com maquetes virtuais.

Projeto Piloto – O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foi desenvolvido no Estado sendo um norteador para as capacitações internas, tal como respaldos jurídicos e adequações das licitações futuras. “O nosso plano de desenvolvimento abrange todo o corpo da Suplan e a obra do CICC é um projeto que já estamos conseguindo trabalhar em comunhão com a empresa que venceu a licitação da obra. Na fiscalização da obra, por exemplo, o engenheiro-fiscal vai poder acompanhar a obra utilizando os recursos da realidade virtual”, disse Rodrigues Lopes.

O trabalho de implantação da tecnologia BIM será unificado nos demais órgãos do Governo, que demandam obras em todo o Estado da Paraíba. Outros projetos pilotos estão sendo tocados pela Suplan: as obras do Centro de Convenções de Campina Grande e os Centros de Comando e Controle de Campina e Patos.

No próximo dia 23 de agosto, a Suplan estará representando o Governo do Estado da Paraíba no Estado do Piauí, no 1° BIMDAY, compartilhando os projetos do Governo que estão em andamento, a convite da Câmara Brasileira de BIM do Piauí (CBIM/PI), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Piauí (Sinduscon/PI) e Clube de Engenharia do Piauí (CEPI). A tecnologia BIM está sendo disseminada no Brasil e a  Paraíba é um dos estados pioneiros a avançar com implementação da Plataforma, por meio da criação da Gerência BIM na Paraíba.