Notícias

Sudema realiza treinamento sobre o Cadastro Ambiental Rural para alunos da UFCG

publicado: 09/10/2019 17h35, última modificação: 09/10/2019 17h35
Setgeo realiza treinamento do car para alunos da UFCG.jpg

O Setor de Geoprocessamento (Setgeo) da Sudema está realizando um treinamento sobre as normas do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). As atividades seguem até esta quinta-feira (10) e são voltadas aos estudantes do curso de Geografia da instituição de ensino.

O treinamento faz parte do Projeto Itinerante de Cadastro Ambiental Rural e deve capacitar um total de 20 alunos de graduação. “O projeto efetiva o conhecimento e proporciona qualidade aos cadastros no SiCAR – Sistema de Cadastro Ambiental Rural –, gerando, por conseguinte, renda aos que passam por este processo de capacitação técnica”, explicou o chefe do Setgeo, Jancerlan Rocha.

A capacitação é dividida em uma etapa teórica e uma prática, incluindo, nesta última, aulas de campo e em escritório. Na ocasião, a Sudema também entregará 20 receptores GPS para que os estudantes possam praticar o levantamento perimetral dos imóveis rurais.

O curso é ministrado pelas tecnólogas em Geoprocessamento Bianca Almeida, Maria Niedja e Michelly Gomes, além dos engenheiros ambientais Daniel Ribeiro e Natália Coutinho.

CAR - O Cadastro Ambiental Rural consiste em um registro eletrônico obrigatório para os imóveis rurais no qual devem constar, de forma georreferenciada, todas as informações ambientais das propriedades rurais. Criado pela Lei Federal nº 12.651/12, o CAR forma uma base de dados para auxiliar no controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, além do planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.