Sudema divulga programação da Semana do Meio Ambiente

publicado: 28/05/2021 09h12, última modificação: 28/05/2021 09h12

A partir do próximo domingo (30), tem início a programação da Semana do Meio Ambiente deste ano. Serão cursos, palestras, mutirões de limpeza e ações virtuais especialmente preparadas pela equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) da Sudema.

“Iremos promover atividades voltadas à recuperação dos ecossistemas, pensando em estimular nas pessoas uma maior conexão com nosso meio ambiente, priorizando as atividades ao ar livre com todas as medidas de prevenção à Covid-19”, detalhou a coordenadora de Educação Ambiental da autarquia, Taciana Wanderley Cirilo. A programação segue até o dia 7 de junho.

A Semana de Meio Ambiente foi instituída no Brasil em 1981, com o fim de promover a preservação das riquezas naturais do país. Em 5 de junho de 1972, a primeira grande reunião com chefes de estado para tratar da degradação ambiental, realizada em Estocolmo, já havia dado origem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Confira a programação abaixo:

Domingo (30/5):

13h – Ação do projeto Praia Limpa em Areia Vermelha.

Segunda-feira (31/5):

8h – Lançamento, em nossas redes sociais, do sorteio para dia de imersão no Jardim Botânico.

8h às 12h – Curso online de capacitação de coleta de amostras de água para análise de parâmetros básicos, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

14h – Visita ao Jardim Botânico e oficina de suculentas.

17h – Lançamento de vídeo educativo na TV PB Educa (Tema: “O papel do Refúgio da Vida Selvagem Mata do Buraquinho na conservação ambiental”).

18h – Lançamento de vídeo educativo (Tema: “O trabalho do zoológico na reabilitação de animais”).

Terça-feira (1/6):

7h às 12h – Distribuição de mudas, sementes, água e material educativo por meio de drive-thru, na sede da Sudema.

8h às 12h – Curso de capacitação de coleta de amostras de água para análise de parâmetros básicos, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

10h – Entrevista sobre os malefícios do uso de agrotóxicos na restauração de ecossistemas, na Rádio Comunitária de São Mamede.

17h – Exibição de vídeo educativo na TV PB Educa (Tema: “O papel do Refúgio da Vida Selvagem Mata do Buraquinho na conservação ambiental”).

18h – Lançamento de vídeo educativo (Tema: “Reabilitação animal: a falcoaria como ferramenta de reabilitação de aves”).

Quarta-feira (2/6):

8h – Mutirão de limpeza na Praia do Bessa, em parceria com os projetos Mares Sem Plástico e JP Amor de Pets.

18h – Lançamento de vídeo educativo (Tema: “A importância dos projetos de reprodução para a conservação de espécies”).

Quinta-feira (3/6):

9h – Palestra na sede do jornal A União (Tema: “A importância da coleta seletiva na restauração de ecossistemas”).

14h – Palestra na sede da Rádio Tabajara (Tema: “A importância da coleta seletiva na restauração de ecossistemas”).

Sexta-feira (4/6):

9h – Implementação de coletores de materiais recicláveis na Sudema e no Batalhão Ambiental, em parceria com o projeto JP Amor de Pets.

9h às 11h – Distribuição de ervas aromáticas por meio de drive-thru, no Jardim Botânico Benjamin Maranhão.

18h – Lançamento de vídeo educativo (Tema: “Orientações de resgate e captura de animais”).

Sábado (5/6):

7h30 – Programa especial da Semana do Meio Ambiente, na Rádio Tabajara.

8h30 a 9h15 – Atividade de imersão no Jardim Botânico, com lançamento da nova trilha ecológica; exposição de animais taxidermizados, em parceria com o Batalhão Ambiental; orientações e desmistificação de animais peçonhentos.

Segunda e terça-feira (7 e 8/6):

Entrega voluntária de animais silvestres na praça central do município de Areia.