Notícias

Sudema comemora Dia do Meio Ambiente com ações para crianças no Jardim Botânico

publicado: 05/06/2018 00h00, última modificação: 10/05/2019 09h43
sudema-da-continuidade-a-semana-do-meio-ambiente-1.jpg

Na data em que sudema da continuidade a semana do meio ambiente (1)se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) promoveu uma vasta programação, tendo como local o Jardim Botânico Benjamin Maranhão (JBBM), em João Pessoa, que reinaugurou o seu Centro de Visitação. As atividades fizeram parte da programação da Semana do Meio Ambiente, intitulada: “Unidades de Conservação: nosso compromisso, nosso orgulho”, que visa sensibilizar a população sobre o uso sustentável das Unidades de Conservação (UCs) e o equilíbrio da biodiversidade.

Escolas e creches marcaram presença, a exemplo da Creche Júlia Ramos, com sede no Bairro da Torre, que enviou uma turma de 15 crianças na faixa etária de cinco anos, para percorrer as tendas que foram montadas ao lado do Centro de Visitação, onde policiais, técnicos e estagiários do Batalhão de Policiamento Ambiental da Paraíba, Seirhmact, Funasa, Cagepa, Aesa, Secretaria de Estado da Saúde, Funasa e Empasa, faziam explanações sobre os trabalhos realizados pelos órgãos envolvidos. O garoto Ryan Augusto, de cinco anos, se mostrou entusiasmado com a atividade, “eu nunca tinha visto coisas tão bonitas assim, só na televisão, esse lugar é muito bonito, vou chamar mamãe e papai para me trazer aqui”.

O comandante do batalhão ambiental, tenente-coronel Jobson Vinícius, destacou nas comemorações a aquisição, por parte da Polícia Militar da Paraíba, de um veículo estilo Van, “para reforçar o trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Batalhão Ambiental, levando palestras e ensinamentos, com a presença de animais em taxidermia, que é um antigo processo de encher de palha animal morto a fim de conservar-lhe as características, e o destaque é o nosso mascote Bicho-preguiça, um animal dócil e, talvez, o mais lento do mundo”, disse o comandante.

De acordo com a responsável pela coordenação do JBBM, Suênia de Oliveira, o aproveitamento da data do Dia Mundial do Meio Ambiente com a reinauguração do Centro de Visitação foi intencional. “Unimos as datas, pois esse espaço vai ter uma dinâmica de exposições artísticas permanentes, para sairmos do mesmo programa que são as trilhas. Sempre no horário da 9h às 16h, de terça-feira a sábado”, adiantou.

A programação prossegue nesta quarta-feira (6), na Escola Técnica Estadual de Bayeux, com exibição do documentário “Unidades de Conservação da Paraíba” com intermediação da coordenadora de Estudos Ambientais da Sudema, Simone Porfírio; apresentação cultural: “Celebrando o Cavalo Marinho da Paraíba”; e exposição de material educativo pelos órgãos pelos órgãos integrantes do evento geral. Na sexta-feira (8), a equipe estará na cidade de Sousa, com uma programação variada.