Notícias

Socioeducandos recuperados da Covid-19 vão doar plasma

publicado: 23/06/2020 11h24, última modificação: 23/06/2020 11h29
Testagem.jpeg

A maioria dos socioeducandos que contraíram a Covid-19 e ficaram curados vai fazer doação de plasma para ajudar na recuperação de pessoas internadas com casos graves da doença. Nessa segunda-feira (22), 52 jovens das unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) que estavam infectados pelo coronavírus passaram por retestagem, e 37 dos 49 curados se dispuseram a doar plasma. Três jovens que ainda apresentaram quadro infeccioso não manifestam mais os sintomas.

De acordo com o presidente da Fundac, Noaldo Meireles, havia um total de 61 adolescentes/jovens infectados em todas as unidades da Fundação, sendo que oito destes foram liberados, faltando apenas a retestagem de um socioeducando do Lar do Garoto, em Lagoa Seca, representando uma cura de 94% dos jovens e adolescentes que contraíram o coronavírus.

“Hoje obtivemos uma grande vitória na luta contra a Covid-19 nas unidades de internação. O apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde foram essenciais para esse grande êxito. Fico muito feliz em poder dar essa notícia. E devo ressaltar, ainda, que esse é um resultado do trabalho de acompanhamento da equipe de saúde e das direções das unidades, assim como o bom comportamento dos adolescentes, que seguiram ao pé da letra as orientações médicas. Não ocorreu um único incidente durante esse período”, declarou o presidente da Fundac.

A diretora técnica da Fundac, Waleska Ramalho, ressaltou o trabalho e empenho de toda a Diretoria Técnica, por meio do Eixo Saúde, que tem reafirmado aos adolescentes e jovens privados de liberdade o cuidado em saúde, principalmente os que estão na linha de frente realizando os testes para detecção da Covid-19.

“Através dos testes da Covid-19 podemos garantir ações preventivas e protetivas, pensando conjuntamente ações e estratégias para que a assistência se dê de forma breve e oportuna, com respeito e cuidados integral”, observou a diretora técnica.