Notícias

Socioeducandas da Rita Gadelha participam de Jogos da Juventude da Fundac

publicado: 12/08/2019 16h32, última modificação: 12/08/2019 16h32

As socioeducandas do Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha abriram a etapa dos Jogos da Juventude da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), nas unidades de João Pessoa. As atividades tiveram início na última sexta-feira (9) e contaram com a participação de todas as socioeducandas em cumprimento de medidas na unidade feminina.

Os Jogos da Juventude é uma ação realizada pela Fundac, por meio da Diretoria Técnica, que contempla todas as unidades socioeducativas do Estado com atividades esportivas de futsal, futebol de campo e voleibol. A ideia surge como uma necessidade de fortalecer a política de juventude, uma vez que o Governo do Estado dedica este mês de agosto à juventude paraibana.

Segundo Neya Lopes, coordenadora pedagógica da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, anexo Rita Gadelha, os Jogos da Juventude contemplaram todas as socioeducandas que atualmente cumprem medida na casa (12 da internação e 4 na provisória). “As atividades, além de trazerem momentos de descontração, também colocam em prática as habilidades das socioeducandas para o esporte”, disse a coordenadora.

“Trabalhamos duas modalidades esportivas: baleado e vôlei, que foram escolhidas por elas junto aos professores de Educação Física, Milton Pereira e Isabella Ramos. Além de toda alegria, entusiasmo e espírito de equipe, podemos perceber que, se tivessem oportunidade e incentivo, algumas delas poderiam ter suas realidades mudadas através do esporte”, comentou Neya Lopes.

Para Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, os Jogos da Juventude trazem uma importante mensagem para o fortalecimento da cidadania por meio do Esporte, além do empoderamento de jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de privação e restrição de liberdade.

“Junto com a programação dos Jogos da Juventude, estamos realizando uma nova edição do projeto “Revelando Campeões”, que visa descobrir novos talentos para times paraibanos, onde olheiros de times parceiros da Instituição assistem aos jogos e têm a possibilidade de selecionar atletas dando novas oportunidades de ressocialização a socioeducandos da Fundac”, adiantou.