Notícias

Sipat 2018 da Maternidade de Patos será dia 5 com várias atividades

publicado: 02/12/2018 23h00, última modificação: 20/05/2019 16h35

O uso excessivo do celular não é somente prejudicial e perigoso quando se está dirigindo. Em qualquer atividade que requer atenção, o uso desta tecnologia pode comprometer a segurança e aumentar os riscos de acidente. Foi partindo desta temática tão atual, já que cada vez mais as pessoas usam o celular, inclusive no ambiente de trabalho, que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, definiu que a 5ª Sipat terá como tema central “Dependência tecnológica excessiva e os riscos de acidentes no ambiente de trabalho”. A 5ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que acontece de 3 a 7 de dezembro, terá uma concentração de atividades no dia 5, das 8h30 às 22h30, no auditório do Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kerle.

A abertura da Sipat será feita pelo diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior e pelos integrantes da Cipa, às 8h30. Em seguida, acontecerá a primeira palestra do dia sobre Tabagismo, com os acadêmicos de Enfermagem, João Victor Andrade e Elineide de Medeiros, da Unifip. Ainda pela manhã, haverá outra palestra sobre HIV, com o enfermeiro Lindenberg Lucena. Após o intervalo do almoço, a programação será retomada com uma abordagem sobre “Direitos trabalhistas e previdenciários”, com os advogados Gabriel Lucena e Vinicius Campos. Em seguida, o biólogo, mestre em patologia e doutor em biotecnologia, Jorge Luiz filho vai falar sobre “Biossegurança”.

À noite, a partir das 20h, a programação da Sipat será retomada com a palestra “Dependência tecnológica”, com a psicóloga clínica Catarine Formiga de Farias. O tema “Depressão” encerra a programação com uma abordagem do psicanalista e acadêmico de Psicologia da Unifip, José Monalison. Entre os intervalos das palestras, haverá momentos de recreação. Nos demais dias serão feitas abordagens sobre a questão da segurança no ambiente de trabalho. Toda a programação da Sipat foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Maternidade, cujo presidente é Marcone de Souza Macena.

registrado em: , ,