Setembro Amarelo: Cagepa abre campanha com palestras e vivências em grupo

publicado: 05/09/2019 15h27, última modificação: 05/09/2019 15h32
cagepa setembro amarela com palestras e vivencias (1).JPG
cagepa setembro amarela com palestras e vivencias (2).JPG
cagepa setembro amarela com palestras e vivencias (3).JPG

Em tempos nos quais o estresse e a depressão chegam a níveis alarmantes, ter a saúde mental e emocional hoje em dia é luxo (uma grande conquista). Na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), as ações da campanha Setembro Amarelo, que busca a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, iniciaram nessa quarta-feira (4), no auditório da Sede Administrativa.

Um grupo de psicólogas do Espaço Mente Saudável conduziu atividades de vivência em grupo, vídeos e palestras para os funcionários da Cagepa, com informações sobre o tema e orientações sobre a identificação de comportamentos de risco em pessoas próximas. A psicóloga Juliana Araújo alertou a urgência de se debater mais abertamente sobre as doenças mentais, que podem desencadear no suicídio. “Os dados mais recentes mostram que, a cada três segundos, é registrada uma tentativa de suicídio no mundo. São números alarmantes, mas não podemos fugir dessa realidade; precisamos enfrentá-la. E o diálogo acolhedor, sem julgamentos, é uma via correta nesse caminho de ajuda a quem sofre”, afirmou.

Abrindo o evento, o diretor Administrativo e Financeiro da Cagepa, Jorge Gurgel, reforçou a importância das empresas valorizarem seu capital humano. “Hoje, entendemos que é cada vez mais indispensável pensar nas pessoas, priorizar nosso corpo funcional, respeitando cada um em sua individualidade. Cultivar um ambiente adequado para os nossos funcionários faz com que cada um coloque seu crachá no peito com orgulho e venha trabalhar com ânimo, com brilho nos olhos. Abraçar essa campanha é parte desse trabalho contínuo que estamos fazendo”, ponderou.

Todas as gerências regionais da Cagepa receberão as ações do Setembro Amarelo, com palestras e atividades de grupo, neste mês. Confira a programação:

05/09 (quinta-feira)

Marés

06/09 (sexta-feira)

Diogo Velho

09/09 (segunda-feira)

8h e 14h

Camilo de Holanda

10/09 (terça-feira)

Distrito de Mangabeira

11/09 (quarta-feira)

Distrito de José Américo

12/09 (quinta-feira)

Distrito de Intermares

23/09  (segunda-feira)

Regional Espinharas (Patos)

24/09 (terça-feira)

Regional Rio do Peixe (Sousa)

25/09 (quarta-feira)

Regional Borborema (Campina Grande)

26/09 (quinta-feira)

Regional Brejo (Guarabira)

Todo tempo é tempo de cuidar – A Cagepa trabalha durante todo o ano várias ações de acompanhamento psicossocial e práticas esportivas com seus funcionários, por meio do programa Viver Melhor. Dentre os projetos, está o grupo Conectando Emoções, que oferece acompanhamento psicoterapêutico para os colaboradores da companhia, duas vezes por semana. Nele, os psicólogos da rede Conexão – que são parceiros da Cagepa – mediam sessões de terapia, seja individualmente ou em grupo.

O Programa de Valorização pela Vida (PVV) também é outro projeto de sucesso da Cagepa, reconhecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos em várias edições como vencedor do Prêmio ValorizaRH. Desde 2012, o PVV é conduzido por uma equipe de profissionais qualificados, que prestam assistência psicológica aos empregados que possuem algum tipo de vício, possibilitando a inclusão, o resgate da autoestima, reintegração no ambiente de trabalho, socialização familiar, dentre tantos outros benefícios.

“Nossa missão é cuidar de pessoas. No Setembro Amarelo, logicamente, nos engajamos e intensificamos as ações, mas entendemos que não podemos esquecer desse assunto tão sério durante o resto do ano. Como empresa e como seres humanos, estendemos essa mão para cuidar da mente e corpo dos nossos funcionários”, disse a gerente de Capital Humano da Cagepa, Gicelle Alcântara Bonifácio.