SES lança Programa de Ciclos de Atualização em Saúde Bucal

publicado: 30/08/2019 16h46, última modificação: 30/08/2019 16h46
ciclo saúde bucal4.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio daGerência Operacional de Atenção Básica, deu início nesta sexta-feira (30), no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), ao Programa de Ciclos de Atualização em Saúde Bucal no SUS. A capacitação, feita em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, com o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO-UFPB) e o Cefor-PB, abordará temas diversos direcionados para 110 profissionais, entre gestores de saúde bucal, cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal das Equipes de Saúde Bucal dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) da Paraíba.

As palestras, inicialmente, ocorrerão na cidade de João Pessoa e posteriormente de forma descentralizada em todo o Estado. Neste primeiro ciclo foi abordado o tema: Terapêutica Medicamentosa na Clínica Odontológica do SUS.

“Acreditamos que a saúde começa pela boca, então, é necessário fortalecer a Atenção Básica, fomentando a política de saúde bucal em toda a Paraíba. O primeiro ciclo foi o momento dos profissionais atualizarem seus conhecimentos, perguntarem, tirarem as dúvidas, além de ter sido uma ótima oportunidade para o compartilhamento de experiências”, disse a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento.

Izabel comentou, ainda, que a capacitação foi importante para entender as necessidades dos profissionais de saúde bucal que atuam no Estado. “Nosso objetivo é pensar em melhorias para o profissional odontólogo que lida com a rotina nas unidades de saúde. Aproveitamos para ouvir o que cada um deles, seja na capital ou no interior, visualiza no que diz respeito a possibilidades de melhorias. Dessa forma, conseguimos melhorar a saúde bucal como um todo no Estado”, pontuou.

Dentista há 24 anos, Cristine Nobre, que atualmente atua em Pirpirituba e Belém, no Brejo, comemorou a possibilidade de se atualizar e ter novos conhecimentos. “É essencial que estejamos sempre vivendo momentos como esse, porque tudo se moderniza e precisamos nos encaixar diante das problemáticas de saúde bucal. A gente nunca se cansa de aprender e, para voltar aos nossos pontos de Atenção Básica ou Atenção Especializada, é bom renovar as energias, os conhecimentos e manter o saber sempre atualizado”, disse Cristine.