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Serviço Social do Hospital Metropolitano realiza atividades
- Foto: Secom-PB
Em alusão ao dia do Assistente Social, o Hospital Metropolitano realizou, nessa quarta-feira (15), uma ação com o propósito de orientar aos usuários e acompanhantes, quanto aos direitos que lhe assistem. Na ocasião, foi montado um stand na recepção principal da unidade de saúde, onde os assistentes sociais fizeram abordagens diretas, e distribuíram cartilhas e fôlders com informações sobre os direitos ligados a assistência social, à saúde, à proteção da vida, entre outros.
De acordo com a coordenadora do Serviço Social, Carmen Lúcia Meireles, a ação visa orientar todos assistidos da unidade de saúde. “A atividade trata-se de um serviço de informação como forma de prevenção. É nosso papel acolher, ouvir, atender, amparar, mas principalmente orientar os usuários sobre os serviços e direitos que estão disponíveis a eles, para atender as suas necessidades, visando contribuir na transformação da realidade social em que se encontram” declarou.
Para Marilurdes Miguel, assistente social da unidade de saúde, a atividade faz parte da política de humanização e rotina hospitalar. “Desde o momento da admissão de um paciente, tanto chegando pela urgência, quanto pelo ambulatório, ou para cirurgia eletiva, a gente dá todas as orientações sobre as normas e rotinas do hospital, horários de visitas, troca de acompanhante, e a importância da doação de sangue. Analisamos cada caso, e se necessário, orientamos sobre o direito de acessar o benefício de prestação continuada, ofertado pelo INSS, entre outros direitos” acrescentou.
Enaltecendo e parabenizando o trabalho desenvolvidos pelos profissionais, a gerente multidisciplinar da instituição de saúde, Edilícia Carneiro, reafirmou o comprometimento da equipe com a vida e o bem-estar dos assistidos. “Os assistentes sociais da nossa unidade são comprometidos com a defesa intransigente dos direitos humanos e com a defesa da equidade e da justiça social. Essa ação traz um empoderamento do setor, que atua para assegurar o acesso a benefícios e serviços sociais, destinado aos assistidos. Parabenizo toda equipe pelo dia e pelo trabalho realizado com presteza e humanização” concluiu.
O Serviço Social do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, conta com 10 assistentes sociais trabalhando em regime de plantão, para atender a todos os usuários advindos dos 223 municípios do estado da Paraíba. Projetos de Humanização foram desenvolvidos pelo setor, tais como ‘Sala de Espera’, destinado aos usuários do ambulatório que chegam até a unidade para realização de exames ou consulta. ‘Alta Programada’, trabalho realizado junto a equipe multidisciplinar preparando e orientando a família quanto aos cuidados com o paciente em casa. ‘Cuidando do Cuidador’, que proporciona um momento de escuta aos acompanhantes, levando em consideração que em alguns casos o tempo de internação chega a mais de 20 dias, dentre outros projetos.