Seminário discute políticas e poéticas LGBTQI+ em Campina Grande

publicado: 18/09/2019 08h54, última modificação: 18/09/2019 08h54

O seminário “Políticas e poéticas LGBTQI+: Um ano do Espaço LGBT Luciano Bezerra” discute, nesta sexta-feira (20), das 14h às 18h, no Cine Teatro São José, em Campina Grande, as ações e resultados da implantação do Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT de Campina Grande (Espaço LGBT - Luciano Bezerra), coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), que completou um ano de funcionamento, no dia 15 de agosto.

No evento, também será lançado o livro “Entre o Sertão e o Mar: políticas e poéticas LGBTs na Paraíba”, organizado pelas professoras Silvana Nascimento e Mônica Franch, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB e o Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura (GRUPESSC-UFPB).

A publicação contém artigos sobre as políticas para LGBTQI+ implementadas pelo Governo do Estado assinados pela secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, a gerente executiva de Direitos Sexuais e LGBT, Roberta Schultz, e os profissionais do Espaço LGBT de João Pessoa, o assistente social Renildo Morais, o psicólogo Gledson Marques e a advogada Domicia Pessoa.

O seminário terá mesas redondas sobre “Políticas Públicas para LGBTQI+ na Paraíba: Um olhar sobre o Espaço LGBT Luciano Bezerra” , que será proferida por Gilberta Soares, seguido pela palestra sobre “Conexão entre a promoção das políticas públicas para LGBTQI+ e a implantação do Espaço LGBT Luciano Bezerra, pela secretária Executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Lidia Moura, e a importância do Espaço LGBT Luciano Bezerra para garantia de direitos e respeito à diversidade sexual; abordada por Herry Charriery da Costa Santos, coordenador do Espaço LGBT Luciano Bezerra.

Em seguida, às 15h45, segue a mesa redonda sobre “Poéticas e histórias do movimento LGBT na Paraíba”, pela professora Doutora do Departamento de Antropologia da USP, Silvana Nascimento e logo após sobre “Memória do movimento LGBT: resistências e conquistas”, por Ednaldo Costa, historiador e assistente social do Espaço LGBT Luciano Bezerra. Após a mesa redonda, haverá debate e lançamento do livro. Evento gratuito e aberto ao público.

Espaço LGBT de Campina Grande - O serviço gratuito do Governo do Estado já atendeu 700 pessoas e cadastrou 102 usuários, entre lésbicas, gays, bissexuais, mulheres trans e homens trans, neste período. O local acolhe o público LGBTQI+, familiares e amigos que buscam atendimento especializado. Entre as ações gratuitas, o Espaço LGBT realiza busca ativa e oferece atendimento psicossocial e jurídico em sua sede, incluindo a retificação de nome, além de realizar palestras e capacitações nos municípios da região da Borborema e adjacências.

Os profissionais realizam seminários, cursos, oficinas de capacitação, campanhas educativas e parcerias em eventos do movimento LGBTQI+ da região. O local também é campo de estágio nas áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social, por meio de convênios com instituições públicas e privadas de ensino superior.

Programação

Local: Cine Teatro São José, Rua Lino Gomes da Silva, s/n, Bairro de São José, Campina Grande - PB.
Dia: 20/09/19

Seminário “Políticas e poéticas LGBTQI+: Um ano do Espaço LGBT Luciano Bezerra”

14h - Acolhimento e boas vindas
14h10 - Exibição do Documentário Institucional da SEMDH “Caminhos pela Igualdade na Paraíba”
14h30 - Mesa Redonda “Políticas Públicas para LGBTQI+ na Paraíba: Um olhar sobre o Espaço LGBT Luciano Bezerra” com Gilberta Soares – Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana
- Conexão entre a promoção das políticas públicas para LGBTQI+ e a implantação do Espaço LGBT Luciano Bezerra em Campina Grande (PB); Lidia Moura – Secretária Executiva da Mulher e da Diversidade Humana
- A importância do Espaço LGBT Luciano Bezerra para garantia de direitos e respeito à diversidade sexual; Herry Charriery da Costa Santos – Coordenador do Espaço LGBT Luciano Bezerra

15h30 - Debate

15h45 - Mesa Redonda “Poéticas e histórias do movimento LGBT na Paraíba”
Silvana Nascimento – Professora Doutora do Departamento de Antropologia da USP
- Memória do movimento LGBT: resistências e conquistas;
Ednaldo Costa – Historiador e Assistente Social do Espaço LGBT Luciano Bezerra

16h30 – Debate
Lançamento do livro “Entre o sertão e o mar: políticas e poéticas LGBTs na Paraíba” (17h)
18h – Encerramento.