Notícias

Semana de Enfermagem debate desafios e perspectivas da profissão em tempos de pandemia

publicado: 07/05/2021 10h27, última modificação: 07/05/2021 16h00

A secretaria de Estado da Saúde (SES) está com as inscrições abertas para os profissionais de enfermagem que queiram participar da Semana de Enfermagem, na próxima quarta-feira (12), das 9 às 18h, com várias palestras sobre desafios e perspectivas da profissão, em tempos de pandemia. Com o tema central “Uma voz para liderar - uma visão para o futuro dos cuidados de saúde”, o evento será em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem e acontecerá online.

As inscrições são gratuitas e feitas, exclusivamente, no link https://forms.gle/5BUpwxeAzW5LyUCT7.

“As palestras terão como objetivo discutir temas atuais sobre proteção profissional e Covid-19, aprimorar e fortalecer conhecimentos técnico-científicos aos profissionais de enfermagem”, declarou o enfermeiro e responsável pelo evento, João Batista Rodrigues.

De acordo com a programação, a abertura será às 8h30, com a participação da secretária executiva, da SES, Renata Nóbrega. A primeira palestra será “Educação em Enfermagem: Desafios e Perspectivas”, às 9h, com o enfermeiro, pós-graduado em Gestão Hospitalar, Gilberto Teodósio. A segunda palestra será às 9h40 e terá como tema “O papel do enfermeiro no Gerenciamento de Protocolos Institucionais”, com Maryjane Alves, enfermeira, com Especialização em Gestão das Clínicas e Segurança do Paciente.

O evento segue com a palestra “Gerenciamento de dados para tomada de decisão em segurança do paciente”, às 10h20, com a gerente Técnica da Agevisa, Vivian de Oliveira. Em seguida, será “Mudanças e Inovação na Enfermagem: Impactos no Modelo de Liderança e Relação Interpessoais”, às 11h30, com Lúcia Medeiros, enfermeira, mestranda em Terapia Intensiva e especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente.

 Às 14h, terá a apresentação do tema “Segurança do Paciente no Cenário da UTI: Vivência Prática”, com Jaciane Honório, coordenadora de enfermagem de UTI, do Hospital Geral de Mamanguape. “O Trabalho da Enfermagem no Contexto da Crise Social, Política, Econômica e Sanitária”, será às 14h40, com Rafaela Dias, Chefe do Núcleo de Ações Estratégicas, da Central de Transplantes da Paraíba.

O tema “A Importância da Inteligência Emocional para Processo de Trabalho do Enfermeiro”, será às 15h20, com Fernanda Beatriz, coordenadora da UTI Geral no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. O evento será encerrado com a palestra “Neurointensivismo: morto, mas, com o coração batendo”, às 16h, com o enfermeiro intensivista, professor de pós-graduação e pesquisador da USP, Diêgo Correia.