Notícias

Segurança treina policiais civis para uso de equipamentos de rádio comunicação

publicado: 12/02/2019 17h23, última modificação: 12/02/2019 17h23
Radio Princesa.jpg

Policiais civis lotados na Delegacia Seccional de Polícia Civil de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, participaram, nesta terça-feira (12), de um treinamento sobre o uso do novo sistema de rádio comunicação adquirido pelo Governo do Estado. A atividade ocorreu no auditório do Fórum da cidade e teve o objetivo de capacitar os policiais a usar os novos equipamentos considerados de alta tecnologia, com a finalidade de garantir mais segurança e sigilo nos diálogos feitos pelos policiais.

O treinamento foi presidido por equipes da Gerência de Tecnologia e Informação (GTI) da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds). Segundo o major do Corpo de Bombeiros e membro do GTI, Anderson Gomes, a implantação do novo sistema de radio comunicação vem sendo feita, de forma gradativa, desde 2016. A nova tecnologia já está em funcionamento na maior parte do Estado.

Segundo Anderson Gomes, as torres e os equipamentos usados na rádio comunicação instalados em prédios e em viaturas da Paraíba vêm sendo substituídos por uma tecnologia mais moderna. “Com esses novos equipamentos, a comunicação será criptografada, o que vai impedir que as mensagens sejam copiadas ilegalmente por criminosos. Outra vantagem é que as torres serão interligadas umas às outras e, com isso, o policial de uma cidade poderá se comunicar com outro, em outra cidade, girando apenas um botão no equipamento”, afirmou o oficial.

Outra novidade é a rápida localização das equipes de policiais ou de bombeiros que estiverem nas ruas. A Seds elaborou um cronograma de treinamentos para 2019 e outras cidades deverão receber a implantação dos novos equipamentos ainda este ano. Entre as cidades com treinamentos já agendados está a de Cajazeiras, também no interior paraibano.