Notícias

Segurança realiza exposição de materiais e equipamentos durante 13º FBSP

publicado: 31/07/2019 17h50, última modificação: 31/07/2019 18h04
1 | 12
2 | 12
3 | 12
4 | 12
5 | 12
6 | 12
7 | 12
8 | 12
9 | 12
10 | 12
11 | 12
12 | 12
seguranca da paraíba realiza exposicao de equipamentos durante 13º FBSP (4)d.jpg
seguranca da paraíba realiza exposicao de equipamentos durante 13º FBSP (5)e.jpg
seguranca da paraíba realiza exposicao de equipamentos durante 13º FBSP (6)g.jpg
seguranca da paraíba realiza exposicao de equipamentos durante 13º FBSP (7)h.jpg
seguranca da paraíba realiza exposicao de equipamentos durante 13º FBSP (8)i.jpg
seguranca da paraíba realiza exposicao de equipamentos durante 13º FBSP (9)j.jpg
seguranca da paraíba realiza exposicao de equipamentos durante 13º FBSP (10)k.jpg
seguranca da paraíba realiza exposicao de equipamentos durante 13º FBSP (11)l.jpg
seguranca da paraíba realiza exposicao de equipamentos durante 13º FBSP (13)n.jpg
seguranca da paraíba realiza exposicao de equipamentos durante 13º FBSP (1)a.jpg
seguranca da paraíba realiza exposicao de equipamentos durante 13º FBSP (2)b.jpg
seguranca da paraíba realiza exposicao de equipamentos durante 13º FBSP (3)c.jpg

Os participantes da 13ª edição do Fórum Brasileiro Segurança Pública (FBSP), que acontece em João Pessoa a partir desta quarta-feira (31) até sexta-feira (2), poderão conferir uma exposição das forças de Segurança da Paraíba, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e ainda Secretaria de Administração Penitenciária. Estão sendo apresentados materiais e equipamentos utilizados na prevenção e na repressão à violência no Estado, e ainda viaturas, que estão localizadas na área externa, incluindo a aeronave Acauã 2, responsável por atuar em missões de resgate aeromédico, transporte de órgãos para transplantes, defesa civil, busca e salvamento, policiamento preventivo, patrulhamento ambiental, patrulhamento estabelecimento prisional, levantamento aerofotogrametria e patrulhamento litorâneo.

A Polícia Civil conta com a presença da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e do Instituto de Polícia Científica (IPC). No local, equipes de policiais que trabalham em locais de crime irão realizar simulação de uma ocorrência de homicídio, com o objetivo de apresentar aos participantes algumas técnicas de investigação e realização de perícias, que auxiliam na elucidação de casos reais. Equipamentos e acessórios usados nas perícias também foram colocados em exposição. A Unidade Itinerante de Treinamento Avançado de Tiro, um caminhão com simulador, que contribui para o treinamento de policiais civis em várias cidades paraibanas, vai ficar na área externa, com instrutores.

O Corpo de Bombeiros Militar leva ao FBSP um stand com materiais operacionais das áreas de atuação em Combate a Incêndio, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Salvamento Aquático, Mergulho de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar. Há também a presença do Departamento de Operações com Cães, com um binômio (condutor e cão). A instituição já enviou três turmas para a cidade de Brumadinho (MG), como auxílio nas buscas na área onde houve o rompimento da barragem de rejeito de minério há seis meses. A exposição abrange ainda novos materiais operacionais adquiridos no primeiro semestre de 2019.

A Polícia Militar traz aos participantes do fórum a exposição de equipamentos, dispositivos de condução elétrica e tecnologias menos letais, para ações de efeito moral.  No espaço destinado ao Batalhão de Policiamento Ambiental, serão apresentados animais empalhados da fauna paraibana, trazidos pelo Núcleo de Educação Ambiental, e ainda motos que serão utilizadas pelo Batalhão Especializado de Policiamento com Motocicletas (BepMotos), drones e um simulador de vôo. As palas anti-impacto, recentemente adquiridas pela instituição, também serão apresentadas a quem conferir o evento, além de materiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).  O Ônibus da Patrulha Maria da Penha também estará no local, na área externa.

O Detran expõe no evento atividades desenvolvidas pelo departamento, como ações da Operação Lei Seca, e ainda bafômetros, óculos, capacetes utilizados pelos agentes de trânsito, além de panfletos, cartilhas, e outros materiais utilizados pela instituição no trabalho diário. Já a Secretaria de Administração Penitenciária traz para o fórum armas letais e não letais, como munições de borracha e químicas, além de materiais de observação como drones, lunetas,  e ainda kits de primeiros socorros e capacetes.