Segurança Pública e Instituto Sou da Paz firmam parceria para controle de armas de fogo e elucidação de homicídios

publicado: 01/03/2023 17h56, última modificação: 01/03/2023 17h56
WhatsApp Image 2023-03-01 at 17.03.21.jpeg

Com o objetivo de executar de forma ainda mais eficiente o controle de armas custodiadas em todo o estado, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba está desenvolvendo, em parceria com o Instituto Sou da Paz, um Modelo Integrado de Controle de Armas e Munições, baseado em produção de dados estratégicos, inteligência policial e cooperação institucional.

A Paraíba é o segundo estado do país a desenvolver esse projeto que, além de controlar armas e munições, resulta ainda em operações policiais mais eficientes e na redução da violência armada, protegendo a vida dos agentes de segurança pública envolvidos e da população.

“A Paraíba se destaca nas coletas e aprimoramento de dados estratégicos de crimes ocorridos nos 223 municípios, através do Núcleo de Análise Criminal e Estatística, e assim estamos à frente e com condições de dar esse passo para ampliar a eficiência de nossas ações. Estamos duplicando nossos esforços e estratégias através do termo de cooperação técnica firmado com o Instituto Sou da Paz, que nos permitirá colher frutos ainda mais positivos em nossas políticas de segurança”, explicou o secretário da Segurança, Jean Nunes.

Nesta terça (28) e quarta-feiras (01) foram realizadas, na Sesds, reuniões com a presença do secretário de Segurança, Jean Nunes, do delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, da delegada-geral adjunta, Cassandra Duarte, da diretora executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo, e sua gerente Natália Pollachi.

“Esse trabalho, desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz e o Governo da Paraíba tem focos principais: o Modelo Integrado de Controle de Armas em que iremos fornecer subsídios técnicos para contribuir na melhoria na análise das armas ilegais apreendidas, melhorar o registro e apoiar o rastreamento dessas armas para que a Paraíba fortaleça sua capacidade de tirar armas da mão do crime e ajudar na melhoria da produção da informação e da capacidade de investigação dos homicídios. Não é algo que trazemos pronto, mas sim construído em parceria com a Secretaria de Segurança”, informou Carolina Ricardo.

Elucidação de Homicídios - Na pauta das reuniões e ações estratégicas a serem desenvolvidas, foram detalhados os planos referentes à elucidação de homicídios na Paraíba. “Contamos atualmente com acesso a dados detalhados e seguros das ocorrências de Crimes Violentos Letais e Intencionais, que inclusive estão disponíveis no site da Secretaria de Segurança. Baseadas nessas informações de inteligência, desenvolvemos ações estruturais, articulação institucional entre todas as forças, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o monitoramento de resultados para nortear o avanço contínuo das práticas de investigação e prevenção de assassinatos”, esclareceu Jean Nunes.