Segurança do Paciente e Controle de Infecção Hospitalar são temas de reunião na Agevisa/PB

publicado: 21/10/2019 10h50, última modificação: 21/10/2019 11h23
Reunião Anvisa-Agevisa sobre segurança do paciente - 01.jpg
Reunião Anvisa-Agevisa sobre segurança do paciente - 05.jpg
Reunião Anvisa-Agevisa sobre segurança do paciente - 06.jpg

Com o objetivo de traçar metas da Vigilância Sanitária para o exercício de 2020 nas áreas de Segurança do Paciente e de Controle de Infecção Hospitalar, realizou-se, na Sala de Reuniões da Agevisa/PB, uma reunião com a presença da gerente de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Magda Machado Costa, que veio à Paraíba como palestrante do I Fórum de Segurança do Paciente, realizado durante todo o dia de sábado (19), em João Pessoa/PB, numa promoção do Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Ministério Público Estadual (MPE-PB).

A reunião na Agevisa teve a participação do diretor-técnico de Estabelecimentos e Práticas de Saúde e de Saúde do Trabalhador, Geraldo Moreira de Menezes, da gerente-técnica de Inspeção e Controle de Sangue e Hemoderivados, Alessandra Vasconcelos Falcão Dutra, da chefe de Gabinete, Maria Eduarda Pereira do Nascimento, da representante do Núcleo de Apoio Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, Marcela Tássia, e dos representantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar em Serviços de Saúde, Maria Alzira, Cassiano Silva, Rachel Queiroz e Talitha Lira.

Debates no CRM/PB – A questão da segurança do paciente foi debatida na manhã e tarde de sábado no Auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM/PB), por ocasião do “I Fórum de Segurança do Paciente CRMPB e MPPB”.

O evento o evento foi marcado pela posse da diretora da recém-criada Câmara Técnica de Segurança do Paciente, médica Maria de Fátima Oliveira dos Santos, que falou sobre a importância da criação do órgão pelo CRM-PB. Na sequência, houve palestra sobre o tema “Por que a segurança do paciente deve ser uma Prioridade nas instituições de saúde?”, proferida pela doutora Carla de Albuquerque Araújo (SES-PE), e Mesa Redonda sobre os temas “Responsabilidade dos gestores hospitalares frente à Política de Segurança do Paciente no que recomenda a RDC nº 36, da Anvisa” (Dra. Carolina Vaz – MP-RS), “A segurança do paciente no contexto da segurança humana” (Dr. Glauberto Bezerra – MPPB) e “Responsabilidade do Diretor Técnico na Visão do CRMPB” (Dr. Bruno Leandro de Sousa – CRMPB).

No período da tarde as palestras versaram sobre os temas “Importância da integração do Núcleos de Segurança do Paciente com as demais comissões hospitalares” (Dra. Carla de Albuquerque Araújo – SES-PE), “Segurança do Paciente no Brasil: monitoramento dos eventos adversos e avaliação das práticas de segurança do paciente (Dra. Magda Machado – GVIMS), “A Judicialização pode garantir a segurança do paciente nas instituições de saúde” (Dra. Juliana Barbalho Brasileiro – MPPB) e “Estratégias para uma assistência segura nas unidades de saúde hospitalares” (Dra. Maria de Fátima Oliveira – CRM-PB).